Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Abril / Represa Billings comemora 84 anos: veja vídeo no RRonline

Represa Billings comemora 84 anos: veja vídeo no RRonline

28/03/2009

28/04/2009 19h35 - última modificação 06/05/2009 19h44

75,82 Km² ou 18,6% da área de São Bernardo é ocupada pela Billings (Foto: Adelson Júnior)

A Represa Billings, maior reservatório de água da região Metropolitana de São Paulo, fez 84 anos no dia 27/03. Veja vídeo no RRonline. Criada para ser um reservatório para a geração de energia, a represa se transformou em um dos principais fornecedores de água para os municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. 
Apesar de ser resguardada pela Lei de Proteção dos Mananciais, o reservatório sofre com a ocupação irregular. Atualmente, vivem 700 mil pessoas próximas aos arredores, o que vem causando problemas ambientais devido ao lançamento de esgotos domésticos e o desmatamento de áreas verdes. 


No dia 16 de maio, a Billings realizará o “Dia Mais Cidadania” promovido pela Universidade Metodista de São Paulo, em parceira com a Prefeitura de São Bernando do Campo. Com o tema “A Billings vive com você”, a ação contará atividades de aprendizado sobre o meio ambiente e seletiva de lixo na represa. A ação terá a participação dos alunos da Metodista.  Os interessados devem se inscrever na coordenação do seu curso.


No ano passado, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, assinou o projeto de Lei Específica da Billings, que pretende reduzir 73% dos resíduos poluentes despejados na represa. A proposta de diretrizes urbanas visa à legalização e urbanização das moradias existentes, preservação da cobertura vegetal e ampliação da fiscalização, em parceria com os municípios banhados pelo reservatório. A votação na Assembléia Legislativa está prevista para até junho deste ano. 


Você sabia que...

...53,7% da área total de São Bernardo do Campo encontra-se na área de proteção aos Mananciais

.... 75,82 Km² ou 18,6% de sua área é ocupada pela Represa Billings, constituída pelo represamento das águas do Rio Grande e seus afluentes e das águas da Bacia do Rio das Pedras em sua parte do planalto.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático