Energia e Meio Ambiente são temas de prêmio
14/04/2009 16h16 - última modificação 15/04/2009 13h51
A 24 ª edição do Prêmio Jovem Cientista terá como tema “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro”. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau vão premiar este ano os graduados e estudantes de Ensino Médio e Superior que melhor desenvolverem um trabalho sobre esse tema.
Pensar no meio ambiente e buscar novas fontes de energia é, hoje, preocupação constante nas grandes empresas. A energia é imprescindível para a sobrevivência da humanidade, contudo deve ser produzida e consumida sem comprometer as gerações futuras.
A maioria dos países tem como fonte principal de energia os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Mas além de não serem renováveis, eles são os grandes responsáveis por grande parte da poluição ambiental, pelo aquecimento do planeta e por impactos e mudanças no clima. Há maneiras de se conseguir energia limpa e que não agrida o meio ambiente.
O Brasil é um dos poucos países que tem a capacidade de ampliar suas alternativas energéticas, pois além de seu vasto território, também possui abundância de recursos naturais. Mas ainda há vários desafios a vencer.
Por isso, o Prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Desde a primeira edição, em 1981, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e pesquisadores de todas as regiões do Brasil.
Temas
Todo ano, é indicado um tema de destacada importância para o desenvolvimento cientifico e tecnológico, definido pelo CNPq, pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho. Os temas sempre têm relevância nacional e de interesse direto da população brasileira.
Para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior, deverão ser abordadas uma das seguintes linhas de pesquisa relacionadas ao tema principal:
· Fontes alternativas de energias não poluentes;
· Exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo);
· Impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis;
· Controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético;
· Edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais);
· Eficiência das diferentes fontes de energia;
· Uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica;
· Ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia;
· Produção sustentável de biodiesel;
· Tecnologias energéticas (produção e uso) apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas;
· Impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.
Para se inscrever e saber mais sobre a edição 2009 do Prêmio Jovem Cientista, acesse o site www.jovemcientista.cnpq.br