Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Abril / Docente participa de obra sobre religiões

Docente participa de obra sobre religiões

23/04/09

23/04/2009 18h58

O professor Paulo Nogueira, titular da pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, é um dos autores do livro “As religiões que o mundo esqueceu”, que será lançado no próximo dia 06 de maio, Livraria da Vila, em São Paulo.

A obra, que conta com a autoria de vários especialistas brasileiros, trata da religiosidade de povos antigos como: Celtas, Vikings, Maias, Astecas, Gregos, Egípcios e até de tribos indígena brasileiros. Cada capítulo apresenta um panorama da época em que esses povos viveram e qual a importância da religião para aquela sociedade, além dos principais ritos e crenças de cada prática.

De acordo com o professor Paulo Nogueira, o livro é uma idéia inovadora que aborda a religião com uma perspectiva histórica, mostrando crenças que existiram e foram importantes, mas que hoje não são tão representativas. “O objetivo é mostrar a riqueza das expressões religiosas na sociedade, explorando, em diferentes povos e épocas da história, grandes mitologias e religiões que foram importantes, mas que hoje não existem mais”, explicou.

“Gnósticos” é o assunto abordado no capítulo de autoria do professor Paulo Nogueira. Trata-se de um tipo de cristianismo que surgiu no começo do século II depois de Cristo e se desenvolveu principalmente no Egito. “O foco dessa vertente é o dualismo como oposição entre o espírito e a matéria, ou seja, a crença de que todo o universo material e terreno é algo oposto ao universo divino. Esse tipo de cristianismo foi combatido pela antiga Igreja e, hoje, praticamente não é visto entre a sociedade”, contou.

Ainda segundo o professor, a principal proposta de “As religiões que o mundo esqueceu” é fazer um paralelo entre as semelhanças e as diferenças entre os rituais praticados hoje e as religiões do passado. Ele explicou que é preciso entender a religião como um processo que se renova e passa por transformações. “Todas as religiões que existem em uma determinada cultura expressam necessidades e sentimentos do momento em que estão sendo praticadas. Quando as pessoas e os problemas mudam, as religiões tendem a mudar também, para buscar novas respostas”, concluiu.

O lançamento e o debate sobre o livro ocorrem na Livraria da Vila, que fica na Casa do Saber, Rua Dr. Mario Ferraz, 414, Jardim Paulistano São Paulo, das 18h15 às 19h30. Ao final ocorre uma sessão de autógrafos e um coquetel.

 Mais informações no site www.editoracontexto.com.br ou pelo telefone (11) 3832-5838.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático