Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Setembro / Semana de Jornalismo discute os “Desafios do Online”

Semana de Jornalismo discute os “Desafios do Online”

24/09/2008

24/09/2008 19h28 - última modificação 24/09/2008 19h29

No penúltimo painel do encontro (24/09) os convidados, Cuca Fromer (gerente de projetos editoriais do Portal Terra) e Rodrigo Flores (gerente geral de notícias da UOL) discutiram sobre os desafios do Jornalismo Online. O mediador do debate foi o editor do Rudge Ramos Online [http://www.metodista.br/rronline] e professor da Metodista, Ricardo Fotios.

Fotios abriu a palestra apresentando os convidados e com a primeira pergunta da manhã: “Quais são os principais desafios do jornalismo Online?”

A jornalista Cuca Fromer disse que para um site ser diferente dos outros, é preciso sair do comum “ Não ficar somente em foto, vídeo e texto. Sabe, inovar e criar coisas.”

Cuca ainda falou sobre o uso de sites de relacionamento [redes sociais] , como Orkut, My Space, Facebook e Twitter : “ O Twitter é uma ferramenta nova da internet, é um micro blog no qual é possível trocar mensagens a partir do título do site ‘O que você está fazendo’. Você pode trabalhar com o jornalismo a partir do Twitter.

O portal Terra possui um canal chamado ‘Você Repórter’, espaço disponibilizado para  qualquer pessoa enviar a sua matéria, sempre precedida de apuração. “Enquanto eu não conseguir checar a fonte [quem mandou a informação], por exemplo,  de que caiu uma criança no rio,  eu não publico. “Falo com a policia e apuro se tal informação é verídica“.

Cuca ainda deu uma dica “Não use só as redes sociais como fontes”. Quando questionada Cuca falou que a vantagem de se informar pela internet é a rapidez das informações.

Flores também falou dos sites de relacionamentos que alguns acabam servindo até de fonte para a matéria: “Se você precisa procurar alguém sobre um tipo de assunto, o Orkut é um lugar que é possível fazer essa busca, mas é necessário cruzar e checar as informações “.

“Na maioria das vezes é melhor usar o Orkut do que a lista telefônica” brinca o jornalista.

Quando questionado se o Twitter pode revolucionar a forma de comunicação das pessoas, Flores diz: “Acho que não, pois a gente não está falando de uma revolução, mas sim as novas maneiras de fazer a mesma coisa, e essa mesma coisa é fazer as pessoas se comunicarem.Quando perguntado se ele acredita que com a internet os erros das publicações aumentaram, ele respondeu convicto: “A parte boa da internet é que quando é cometido um erro, existe a possibilidade de uma correção. É uma vantagem. Jornalista erra muito porque escreve muito.”  

 

O Twitter é uma rede social e um micro blog que permite aos usuários enviarem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres. Confira o twitter da Metodista em  [www.twitter.com/metodista]. Para criar o seu é só acessar www.twitter.com

(Crédito da Foto: Mariana Espósito)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático