Sarau Chama Poética No Museu Da Língua Portuguesa
07/11/2008 09h56 - última modificação 07/11/2008 09h57
Aos sábados, a partir do dia 15 de novembro, o Museu da Língua Portuguesa oferece três apresentações do Sarau Chama Poética. Cada edição terá poemas recitados por Alex Dias, Fernanda Conrado, Rita Alves e Fernanda de Almeida Prado, e sempre com uma apresentação musical ligada ao tema do dia.
No dia 15, o museu abre a programação com ‘Palavra de Mulher’. A declamação será acompanhada pela performance musical de Guca Domenico, Ronaldo Rayol e Vânia Bastos. ‘Palavra de Mulher’ pretende mostrar a produção poética feita por mulheres, englobando as inquietações e percepções de poetisas de várias épocas, numa vasta mostra de estilos.
Em 22 de novembro, é a vez de ‘Cada Homem é uma Raça’, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Serão apresentadas produções de escritores dos países de língua portuguesa. Destaque para a participação dos convidados, o poeta e ator Cássio Junqueira, que declamará O Navio Negreiro, e do poeta e jurista Aguinaldo de Bastos. O sarau também apresentará poemas líricos e fortes, como os dos poetas africanos José Craveirinha, Ruy Duarte de Carvalho, Pepetela e Mia Couto, acompanhados dos músicos Élio Camalle, Carmen Queiróz e Irineu de Palmira.
No último sábado, no dia 29, o Museu da Língua Portuguesa apresenta ‘Ancestralidades’. Serão lidos poemas de poetas brasileiros e africanos, que tratam das nossas raízes étnicas e literárias, como Castro Alves, Caetano Veloso, Gregório de Matos, Elisa Lucinda e Solano Trindade. Na parte musical, Xande Mello e os músicos do grupo A quatro vozes.
A realização é da Secretaria de Estado da Cultura em conjunto com a Poiesis - Organização Social de Cultura. A organização do evento é de Fernanda de Almeida Prado e Rita Alves, com colaboração de Guga Domenico.