Congresso: mesa redonda debate mídia e consumismo
28/10/2008 13h20
O “4º Promocom - Mix de Promoção” e o “16º Mix de Propaganda” iniciaram na manhã desta terça-feira, 28 de outubro, com o documentário “Surplus”, dirigido por Eric Gandini. Logo após, os professores José Antônio Fardo, da Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, e Alfredo Almeida, da Faculdade de Comunicação Multimídia, debateram o tema “Mídia e Consumismo”, em uma mesa redonda. A atividade integrou a programação do 11º Congresso de Produção e Iniciação Científica.
Para Fardo, o filme exibido aborda um assunto bastante interessante porque faz parte da vida de cada um. “Percebemos também o quanto a propaganda comercial é atacada por estar intimamente ligada ao consumo. A propagada move a economia, gera empregos, mas não precisa destroçar a sociedade. É necessário sempre pensar em que sentindo podemos interferir para vender produtos e passar a idéia de que, além de consumidores, somos pessoas, somos cidadãos”, afirmou.
A mesa redonda também contou com a participação do professor Sérgio Genciauskas, da Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, que destacou a importância de empreender agências especializadas em empresas socialmente responsáveis. “É preciso começar a discutir isso agora para termos um resultado daqui a 20 ou 30 anos. É utópico achar que podemos minimizar, nesse momento, a ação do consumo global com campanhas".
O professor Almeida explicou que a própria estratégia da publicidade é utilizada no documentário para criticar a publicidade. “O filme usa as ferramentas do inimigo para criticar o inimigo. É um documentário interessante também porque deixa a questão aberta e coloca a responsabilidade nas mãos de quem está assistindo.” O documentário “Surplus” mostra os excessos da produção em massa e o consumo desenfreado das culturas mundiais, além de apresentar os problemas que têm sido causados ao meio ambiente como a destruição da camada de ozônio, a poluição do ar e o envenenamento dos mares.
- Confira a seguir a programação desta terça-feira do “4º Promocom - Mix de Promoção” e do “16º Mix de Propaganda”:
28 de outubro - 20h
Local: Salão Nobre
Mesa redonda com o tema: Mídia, política e marketing
Debatedores:
- Gilberto de Palma Augusto, diretor do Agora – Em defesa da democracia e cidadania
- Maria Cleidejane Esperidião, doutoranda do Poscom / UMESP
- Kleber Nogueira Carrilho, professor da FAPPT e doutorando do Poscom / UMESP
Mediador:
- Adolfo Queiroz, professor do Poscom / UMESP
28 de outubro – 20h às 23h
Apresentação dos trabalhos de iniciação cientifica dos cursos de Publicidade e Propaganda, Comunicação Mercadológica e Turismo.