Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Outubro / Cinemateca vai digitalizar acervo

Cinemateca vai digitalizar acervo

10/10/2008

10/10/2008 20h01

O acervo de filmes da Cinemateca Brasileira será ampliado e digitalizado. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) liberou R$ 2 milhões para a compra de equipamentos que irão fazer a transformação de película para meio digital, além de fazer a catalogação das obras.

 

O projeto visa disponibilizar essas obras online para consulta – o pesquisador se registrará no site, terá uma senha, informará o tema do trabalho e terá acesso ao conteúdo. Os filmes estarão disponíveis em baixa resolução.

Os primeiros materiais a serem restaurados serão o da TV Tupi, os cinejornais e os trabalhos do cineasta Humberto Mauro. Além desse, os filmes silenciosos (mudos) brasileiros realizados até a década de 30, que já foram restaurados, passarão agora pelo processo de digitalização.

A Cinemateca Brasileira tem um laboratório que permite a digitalização de filmes, mas com capacidade reduzida. Os equipamentos que serão importados de países como Alemanha, Inglaterra, França e Estados Unidos ajudarão a agilizar o processo.

Os arquivos originais danificados receberão limpeza técnica e, caso a película esteja muito deteriorada a ponto de não poder mais ser exibido, serão duplicados. A partir disso, os filmes passarão pelo processo de telecinagem (transformação de película para vídeo).

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático