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PPI é lançado no Campus Vergueiro

18/11/2008 16h36

Paulo Barone, do MEC: "Educação deve não apenas formar, mas preparar"


O Projeto Pedagógico Institucional da Metodista (2008-2012) foi lançado hoje (18/11) em solenidade no Campus Vergueiro. Dentre as autoridades acadêmicas, estavam o Reitor, prof. Marcio de Moraes, o vice-reitor, prof. Clovis Pinto de Castro, a pró-reitora de Graduação, profa. Vera Gouvea Stivaletti, professores, diretores e coordenadores de curso, bem como representantes da Pastoral Universitária e o Núcleo de Artes. Como convidados especiais estavam presentes o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação, prof. dr. Paulo Barone que falou sobre o atual cenário do ensino superior brasileiro e o recém-eleito prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. 


O reitor prof. Marcio de Moraes abriu a cerimônia saudando a todos, ressaltando o trabalho coletivo para a construção do documento que apresenta 150 ações prioritárias até 2012. “O PPI deve ser considerado como uma bússola que orientará a nossa trajetória em todas as áreas da Instituição”. Após a saudação, o reitor recebeu Luiz Marinho, futuro prefeito de São Bernardo. “Nosso plano de governo inclui as universidades e acredito que a participação da Metodista seja estratégica para o desenvolvimento da região”, destacou Marinho, que ressaltou a importância do planejamento. “Devemos ampliar nos próximos quatro anos as parcerias com a Metodista”. 


Para a pró-reitora, profa. Vera Stivaletti o lançamento é extremamente significativo, pois o trabalho iniciado em 2006 envolveu várias reuniões e foi socializado entre os coordenadores para posterior aprovação do Consun (Conselho Universitário). “Quero ressaltar algumas premissas do PPI: a participação coletiva, a importância dos valores éticos e morais bem como os eixos norteadores que são a confessionalidade, o bem comum e a sustentabilidade”. Traçando um panorama da educação superior do Brasil, o prof. dr. Paulo Barone enfatizou a importância da iniciativa. “Precisamos pensar em modelos educacionais não verticalizados, que devem ser amplos para um mercado cheio de desafios”, destacou. “A educação deve construir indivíduos autônomos”.
 


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