Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Novembro / Inscrições abertas para o Pós-Doutorado em Comunicação, Cidadania e Região

Inscrições abertas para o Pós-Doutorado em Comunicação, Cidadania e Região

19/11/2008

19/11/2008 19h04 - última modificação 19/11/2008 19h06

Estão abertas, até o dia 12 de dezembro, as inscrições para o Programa de Pós-Doutorado em Comunicação, Cidadania e Região para o primeiro semestre de 2009. As inscrições poderão ser efetuadas pessoalmente no horário das 2ª à 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 19h, na secretaria de Pós-Graduação, Rua Planalto 106, Edifício Capa, Campus Rudge Ramos. As inscrições poderão também ser efetuadas por via postal, recomendando-se, neste caso, a utilização de serviço de entrega rápida. A data da postagem não pode ser posterior ao último dia de inscrição.

A Cátedra Unesco-Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e a Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades, da Universidade Metodista de São Paulo, juntaram-se para a construção e o desenvolvimento de um programa de estudos pós-doutorais dedicados à comunicação, cidadania e regionalidade.

Resultado da parceria das duas cátedras com o objetivo de promover um programa de estudos pós-doutorais dedicados à comunicação, práticas de cidadania e regionalidade, a expectativa é que haja participação de muitos pesquisadores, inclusive da América Latina.” Como o edital foca o contexto latino-americano, esperamos pesquisadores de fora, também”, destacou o prof. José Marques de Melo, diretor da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação. O programa será supervisionado por Marques de Melo e pelo prof. Luiz Roberto Alves, diretor da Cátedra de Gestão de Cidades. "Nossas duas cátedras tem um histórico de pensar sobre os lugares reais da vida", destacou Alves. "Esperamos que os que estiverem conosco sejam capazes de pensar sob uma perspectiva de uma dialoga social".

Cidades e micro-físicas regionais da América Latina serão os lugares da interlocução das duas linhas de trabalho: Gestão Cidadã em Comunidades Metropolitanas e Comunicação Cidadã nos espaços situados em Regiões Midiáticas. O Programa está aberto à participação de pesquisadores que pretendam desenvolver projetos de pesquisa em um dos eixos temáticos, onde Cidades e micro-físicas regionais da América Latina serão os lugares da interlocução das duas linhas de trabalho:

·     Gestão Cidadã em Comunidades situadas em Regiões Metropolitanas: O trabalho pós-doutoral volta-se para o conhecimento crítico dos espaços urbanos das metrópoles e sua complexidade sócio-cultural. Entendida essa complexidade nas mediações que comunicam o local ao global e vice-versa, as micro-físicas sociais são estudadas como espaços de governança compartilhada, campo de disputas simbólicas e políticas, bem como cenário de tomadas coletivas de decisão em vista de cultura política inovadora.

·     Comunicação Cidadã nos espaços situados em Regiões Midiáticas: Privilegia o exercício de reflexão crítica a ser realizado nas regiões midiáticas. Considerando a complexidade do nosso sistema nacional de comunicação é nesse espaço que visualizamos o reconhecimento dos setores midiáticos comprometidos com o fortalecimento da cidadania, tais como: a imprensa local e comunitária, as manifestações de cultura popular, a produção midiática gerada no interior e a partir dos veículos de comunicação, seus atores-produtores, bem como o novo território alcançado pelas produções em mídia digital.

O programa focaliza, no triênio 2009-2011, o espaço latino-americano, estabelecendo: 1) Os candidatos devem apresentar projetos individuais de pesquisa e comprovar disponibilidade para o desenvolvimento dos respectivos projetos, através de bolsas de estudos ou liberação institucional. 2) Os pesquisadores selecionados devem assumir o compromisso de desenvolver atividades de pesquisa e extensão nos campi da UMESP, por período mínimo de 1 (um) ano, renovável, vinculando-se aos trabalhos desenvolvidos regularmente nas 2 Cátedras. 3) Ao final, devem produzir relatos circunstanciados dos estudos realizados, cuja difusão se fará através da ENCIPECOM – Enciclopédia do Pensamento Comunicacional Latino Americano, das páginas eletrônicas da Cátedra Gestão de Cidades e das publicações especiais de seminários e cursos, sem prejuízo de outras formas de reprodução.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica www.metodista.br; www.metodista.br/unesco; www.metodista.br/catedracidades ou na Secretaria de Pós-Graduação, Rua Planalto 106, Edifício Capa, Campus Rudge Ramos - Horário de atendimento do Stricto Sensu: 2ª à 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 19h - Telefone: (11) 4366-5549 - e-mail: secretariapos@metodista.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático