Encontro partilha experiências em teologia
20/11/2008 17h49
A Faculdade de Teologia organizou na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro, o encontro “Diálogo com a África”. O evento marca a despedida de quatro lideranças metodistas que passaram três meses no Brasil em estudos tutorados para a capacitação docente em Teologia.
Por meio do Projeto Sol-África - Solidariedade com a África em Educação Teológica -, estudaram no País o reverendo Nito Armando Joaquim e a reverenda Iliana Lucite Pereira, da Igreja Metodista Unida em Moçambique, além dos reverendos Almeida Lemba e Marcos Francisco de Almeida, da Igreja Metodista Unida em Angola (Conferência Oeste).
O evento realizado hoje teve o objetivo de partilhar experiências dos líderes metodistas. “Em Moçambique, a formação de pastores é um grande desafio porque muitos têm o ensino básico”, afirmou o reverendo Nito Armando Joaquim, que também ressaltou o papel da Igreja na educação contra a malária, uma doença que tem dizimado a população.
A reverenda Iliana Lucite Pereira ressaltou que o ensino pastoral em Moçambique é um grande desafio. “Existe uma diferença grande de alfabetização. Mas são alunos que animam nossos espíritos. Eles têm o dom de cantar”, destacou.
De acordo com o reverendo Almeida Lembo, a Igreja Metodista está envolvida na educação e proteção das crianças de rua. “É a igreja protestante mais influente em Angola”, disse. A Universidade Metodista de São Paulo deseja às lideranças metodistas um bom retorno à África.