Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Novembro / ‘Trabalho, Cultura e Bem Comum’ é tema de lançamento

‘Trabalho, Cultura e Bem Comum’ é tema de lançamento

05/11/2008

05/11/2008 14h07 - última modificação 05/11/2008 14h07

O professor e pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo, Luiz Roberto Alves, está lançando “Trabalho, Cultura e Bem- Comum” (Editora Annablume). A publicação teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi realizada na Europa, entre março de 2006 e julho de 2007, com bolsa de pós-doutorado do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e apoio da Metodista.


O livro é um estudo sobre a nova linguagem do trabalho, seus novos sentidos sob globalização neoliberal, a presença dos trabalhadores como cidadãos e os novos modos de comunicação e construção de cultura em tempos de grande mudança dos modos de produção.


A base do estudo foram documentos de associações, obras e entrevistas com trabalhadores da Alemanha, Itália e Brasil. O livro conta como eles têm sido desafiados (assim como os do resto do mundo) a construir novos modos de conhecimento, estudos, investimento pessoal e comunitário no trabalho e o mais importante: reconstruir as cidades onde desejam morar. Isso implica o encontro com os valores do bem-comum: equilíbrio ecológico, igualdade de direitos sociais, não-violência e participação. 


O autor também pesquisou como funciona a economia dos países mais ricos do mundo que formam o Grupo dos 8. O autor tem a finalidade de expor que a sociedade global, posteriormente a 1989, fim da Guerra Fria, caiu num extraordinário golpe, resultado da mitificação dos discursos econômicos fundamentalistas. Ele mostra que, paradoxalmente, os discursos do mundo do trabalho caminharam para o esforço em construir a cidadania. “De fato, meu livro pensa a linguagem como diálogo social a favor da vida mais digna”, resumiu Alves.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X