Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Novembro / 200 anos da Imprensa Brasileira e Comunicação Religiosa são tema do 3º Eclesiocom

200 anos da Imprensa Brasileira e Comunicação Religiosa são tema do 3º Eclesiocom

28/11/2008

28/11/2008 15h13 - última modificação 28/11/2008 17h04

Com o objetivo de consolidar o campo acadêmico de pesquisa sobre as interfaces entre Comunicação e Religião e ampliar o contato entre pesquisadores de diversas áreas sobre a relação entre Comunicação e Religião, em especial no cenário brasileiro contemporâneo, acontecerá, no dia 8 de dezembro, a 3ª edição do Eclesiocom – Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial 2008. O tema da palestra de abertura, que contará com a participação do prof. José Marques de Melo, será "200 anos da Chegada da Imprensa Brasileira e Comunicação Religiosa". O evento acontece no Salão de Leitura, do edifício Gama, no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo.

O ano de 2008 apresenta diversas datas comemorativas. Dentre elas está a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, então capital do País em 1808. No mesmo ano, por influência inglesa, terminou a exclusividade da religião católica no Brasil, até então a única permitida pela Coroa Portuguesa. As denominações protestantes passaram a ser aceitas oficialmente, o que marca, hoje, dois séculos de pluralismo religioso no País.

Para a coordenadora científica do Eclesiocom, profa. Ana Claudia Braun Endo, existem hoje no País poucas iniciativas acadêmico-científicas com foco neste tema. “Este evento é único no País a discutir as relações e as interfaces entre Comunicação e Religião, envolvendo pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado de diversas áreas, especialmente Comunicação e Religião. A divergência de olhares e a variedade de pesquisas produzidas são riquezas deste encontro” afirmou Ana.

Organizado pela Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), o evento procura consolidar e expandir o trabalho dos dois Colóquios anteriores, bem como fomentar o contato e a troca de experiência da rede de pesquisadores que estudam o assunto, de natureza transdisciplinar. O 3º Eclesiocom reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes de Comunicação, Ciências Humanas, Teologia e Ciências da Religião.  

Para participar é necessário fazer inscrição pelo site. Clique aqui e confira a programação completa.

Serviço:

Dias: 08 de dezembro de 2008

Local: Campus Rudge Ramos – Salão de Leitura – edifício Gama

Endereço: Rua Silva Bueno, 1660 – 1º Andar, Ipiranga – São Paulo – SP

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X