Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Março / 60 minutos movimenta Campus SP

60 minutos movimenta Campus SP

12/03/2008

12/03/2008 18h25 - última modificação 13/03/2008 18h49

Com o auditório do Campus SP lotado o 60 minutos iniciou seu ciclo de palestras de 2008. O convidado desta edição foi o consultor de empresas Aerton Paiva que trabalhou o tema “O desenvolvimento na perspectiva dos negócios”. O evento ainda contou com um  link ao vivo para os alunos de EAD do curso de tecnólogo em Marketing, onde o professor Raimundo Donizete de Camargo abriu sua aula com duas perguntas ao convidado.

Aerton tratou logo de quebrar o mito de que desenvolvimento sustentável e crescimento econômico são coisas diferentes. “Isso não é verdade, o modelo de desenvolvimento sustentável não abre mão do crescimento econômico, mas passa a se preocupar com os passivos ambientais e sociais que são deixados. Você começa a pensar a cadeia produtiva como um todo, desde o processo de captação da matéria prima até o descarte das embalagens, o retorno das substâncias à natureza”, explicou.

Paiva trabalhou a questão de forma prática através de cases em empresas onde presta consultoria nessa área, como o Banco Real, Petrobrás, Natura, Phillips, etc. E ressaltou que desenvolvimento sustentável é diferente de responsabilidade social coorporativa filantrópica. “Não é criar uma creche ou adotar uma praça. É preciso entender quais são as relações sistêmicas, de interdependência, que mantém com a sociedade, através dos passivos que são legados e sua responsabilidade dentro desse contexto”, completou.

Ele também falou que não há um modelo fixo de desenvolvimento sustentável, cada empresa, dentro do setor em que atua, deve encontrar sua forma de realizar essa ação analisando toda sua cadeia produtiva e ética dentro do lucro obtido.

Ainda segundo Aerton, as universidades estão em um momento privilegiado e crucial para formar novos gestores. “Eu entendo que a academia tem uma oportunidade, como poucos, de lidar com o público que vai tocar esse país para frente. Vocês têm acima de tudo, co-responsabilidade. A pergunta a ser feita é que tipo de gestor vocês querem criar? (...) Levar o aluno a ter um novo olhar, até para que ele possa comparar os métodos tradicionais de gestão. Esses métodos que trouxeram ao mundo isso que a gente tem hoje, esse mundo de desigualdade,de violência, esse mundo de gafanhotos que está devorando a terra”, conclui.

A edição do ciclo 60 minutos se encerra na próxima sexta-feira, 14 de março,  com a palestra da sócia-diretora da Pricewaterhouse Coopers, Olga Colpo, sobre “Gestão de Mudanças – O desafio de negócios e de entrega de resultados vis a vis o lado humano”.

A palestra é aberta ao público e as inscrições ainda podem ser feitas por aqui.

Local
Universidade Metodista de São Paulo • Campus São Paulo
Rua Silva Bueno, 1660 1º andar Auditório • Ipiranga
São Paulo • SP

Informações
Universidade Metodista de São Paulo • Campus Rudge Ramos
Setor de Eventos Institucionais/Gecom
Tel. e Fax: (+55 11) 4366.5577
E-mail: eventos@metodista.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático