Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Maio / 200 anos de imprensa brasileira é tema de Revista da Editora Metodista

200 anos de imprensa brasileira é tema de Revista da Editora Metodista

07/05/2008

07/05/2008 17h47

A Editora Metodista tem como novidade neste mês de maio a 49º edição da Revista Comunicação & Sociedade, com o tema: “200 anos de imprensa brasileira”.

A obra lançada no ano de 2008 marca o ducentésimo aniversário do inicio da imprensa no Brasil. Seu surgimento deve-se a uma concessão da coroa portuguesa, que nos 300 anos anteriores de história do país, considerava os assuntos de imprensa e comunicação em geral como sendo de “segurança nacional”, impedindo assim o desenvolvimento do debate, da circulação das idéias e da crítica.

A Revista aborda alguns aspectos do desenvolvimento da Imprensa no Brasil, com seus desdobramentos nos campos do rádio e de suas famosas radionovelas, assim como da propaganda e publicidade, que tem sustentado ao longo dos séculos a imprensa como atividade empresarial e não filantrópica.

O jornalismo impresso, radiofônico, televisivo e, mais recentemente na web, são focalizados nesta edição. Boa parte das contribuições foram apresentadas originalmente durante o VI Congresso da Rede Alfredo de Carvalho – “Resgatando a Memória da Imprensa para Construir a História da Mídia no Brasil (1808-2008)”, a Rede Alçar, realizado em parceria com a Faculdade Casper Líbero, de São Paulo (SP), no inicio de 2007, e outras foram escritas especialmente para esta edição.

Criada em 1979, Comunicação & Sociedade, publicação mais antiga do gênero no Brasil, legitimou-se pela qualidade, pela seriedade e pelo rigor das pesquisas veiculadas. A revista vem reafirmando, ao longo do tempo, seu papel essencial no processo de consolidação do campo brasileiro das Ciências da Comunicação.

Ficha Técnica
- Título: Comunicação & Sociedade – 200 anos de imprensa brasileira
- Autores: José Marques de Melo, Juliana Meirelles, Roseane Arcanjo Pinheiro, Lia Calabre, Adolpho Queiroz, Jairo Mendes, Lucia Aponi Sanches, Daniela Regina da Silva, Jairo de Araújo Lopes, Adrian Fanjul, Daniela Rocha, Thailissa Letícia Andara Ramos, Paulo César Rosa, Francisco de Assis, Marcelo Briseno Marques de Melo, Isaac Epstein, Denise Cogo, Claúdia Peixoto de Moura, Luis Alberto Farias, Nívea Canalli Bona, Paulo César D’Elboux, Ana Claúdia Braun Endo, Sonia Padilha, Fábio Josgrilberg, Graça Caldas e Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira
- Editora: Metodista
- Preço: R$ 22,00
- Páginas: 276
- Site: www.metodista.br/editora

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X