Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Junho / DOC TV 2008: Participe do concurso e das oficinas

DOC TV 2008: Participe do concurso e das oficinas

17/06/08

17/06/2008 14h54 - última modificação 17/06/2008 14h58

DOC TV 2008: Concurso para seleção de projetos de documentário

De 27 de maio a 11 de julho de 2008

Para mais informações e inscrições: http://www.tvcultura.com.br/doctv/



Oficinas para formatação de projetos

Inscrições de 11 a 19 de junho

Os documentários das Carteiras DOCTV resultam de um amplo processo composto por diferentes ações de formação. Estas ações derivam da inédita aproximação de uma sistemática de co-produção ao debate estético do documentário. Esse processo teve início na segunda edição do Programa. No DOCTV II e III foram realizadas 44 Oficinas para Formatação de Projetos, ministradas por documentaristas e pes­quisadores e com a participação de 1.333 realizadores de todo Brasil. As Oficinas serviram como suporte para formatação de projetos de documentário, que por sua vez foram inscritos nos concursos estaduais do DOCTV.

Nesta quarta edição o DOCTV pretende realizar 22 Oficinas para Formatação de Projetos que reuni­rá 660 participantes em 19 estados do país mais o Distrito Federal.

A Oficina de Formatação de Projetos do DOCTV é bem mais do que uma instrução de preenchimento de formulário do Concurso. A proposta é a de um exercício sobre o pensar documental a partir do desenvolvimento dos pré-projetos de documentário dos participantes. Cada uma das cinco aulas foca o trabalho em um nível de elaboração do fazer documental, e estimula os participantes a analisar, em detalhe, suas apostas estéticas, promovendo o auto-questionamento acerca de alternativas que possam levar o projeto ainda mais adiante.

Essa metodologia é aplicada de duas formas: nos encontros coletivos (quatro horas e meia diárias) são apresentados e discutidos trechos de documentários que empreguem, de forma especialmente interessante, variados procedimentos de linguagem documental. Sempre em leques amplos, são analisados diferentes estilos de entrevista, de montagem sonora, de uso de material de arquivo, de provocação via participação de atores, e mais outras tantas estratégias de construção das narrativas documentais.

Paralelamente, no outro turno, o oficineiro faz atendimentos individuais, discutindo o pré-projeto de cada participante.

Consulte o documento: Manual Didático da Oficina para Formatação de Projetos (.pdf 813 Kb)

OBSERVAÇÃO:

Leiam com atenção o Termo de Compromisso (documento disponível ao lado). Ele deve ser preenchido, impresso e assinado, para que seja apresentado no primeiro dia de Oficina. A apresentação do Termo de Compromisso é condição para participação na Oficina.

Em São Paulo serão oferecidas 3 oficinas, duas na Capital e uma em Campinas.

Oficina 1:
Local: SENAC
Período: 23 a 27 de junho
Turno: à definir
Carga Horária:20h30
Vagas:30

Oficina 2:
Local: Cine Sesc
Endereço: Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César - São Paulo
Período: 30 de junho a 4 de julho
Turno: 18h – 22h30
Carga Horária:20h30
Vagas:30

Oficina 3:
Local: CPFL Cultura
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera - Campinas
Período: 30 de junho a 4 de julho
Turno: 9h – 13h30
Carga Horária:20h30
Vagas:30


Fonte/Mais informações: http://www.tvcultura.com.br/doctv/oficina.htm

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático