Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Julho / Inscrições para o PROEDUC começam em agosto

Inscrições para o PROEDUC começam em agosto

17/07/2008

17/07/2008 19h04 - última modificação 26/08/2008 16h56

A partir de 1º de agosto, a Universidade Metodista de São Paulo estará recebendo as inscrições para o Programa de Estímulo Educacional Cultural (PROEDUC), que promove a convivência de alunos com a cultura de outros países e o aprendizado de idiomas através de bolsas de estudos para cursos de curta duração em instituições estrangeiras. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 do mesmo mês pelo site da Universidade ou clique aqui

Todo aluno de graduação matriculado regularmente na Metodista em cursos presenciais ou EAD podem participar do processo seletivo, inclusive os bolsistas. Os alunos EAD devem ler o edital próprio do campus EAD disponível no site, pois estão sujeitos a outro cronograma. Os candidatos deverão estar cursando, pelo menos, o segundo semestre na instituição e devem estar em dia com o pagamento de suas mensalidades na Universidade. Cada faculdade da Metodista selecionará os alunos inscritos e os encaminhará para o processo seletivo que escolherá um titular e dois suplentes, caso o selecionado desista da viagem educacional.

Em 2008, o aluno selecionado é quem escolhe o país em que vai fazer o intercâmbio desde que dentro do valor coberto pelo benefício – que é de oito mil reais (R$8.000,00) – caso o custo do local indicado extrapole esse limite, o estudante deve arcar com o restante. Esta é a primeira vez que o intercambista tem essa opção. O aluno poderá apresentar também projetos de Extensão.

A data e o tempo do curso também podem ser determinados pelo candidato. O intercâmbio pode durar entre uma semana e um mês em qualquer período do ano desde que isso não atrapalhe o desempenho do aluno na Metodista. Vale lembrar também que o PROEDUC é um programa acadêmico e cultural, ou seja, os compromissos acadêmicos não podem ser trocados em detrimento de passeios turísticos.

“O PROEDUC é muito proveitoso para o aluno e para a instituição em geral. Trazer o aluno para uma outra realidade também proporciona uma experiência que muitos não teriam por conta própria e desperta interesse por outro idioma e por outra cultura”, afirma Vanessa Martins, assessora de Relações Internacionais da Metodista, que ressalta a importância do aluno manter uma postura pró-ativa durante o curso.

Para Andréia Leal Rodrigues, intercambista pelo PROEDUC 2006, o programa é uma grande oportunidade. “Uma experiência internacional é sempre um diferencial no currículo, pois além de aprender um idioma, o estudante testa sua capacidade de adaptação e de tolerância, além de aprender a conviver com a diferença dos costumes. Muitas empresas valorizam essa experiência.”

Ângela, que foi para a cidade argentina de Rosário, onde estudou espanhol e a cultura argentina durante 27 dias, também dá algumas dicas para aqueles que pretendem fazer intercâmbio no exterior (confira abaixo). Para conhecer mais o trabalho da Assessoria de Relações Internacionais da Metodista (ARI) e as parcerias existentes confira o site www.metodista.br/ari. Para conhecer experiências anteriores do PROEDUC, clique aqui.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático