Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Julho / Corpo e Educação são tema da 17ª edição de Educação & Linguagem

Corpo e Educação são tema da 17ª edição de Educação & Linguagem

14/07/2008

14/07/2008 21h07 - última modificação 14/07/2008 21h13

A Editora Metodista lançou a 17ª edição da Revista Educação & Linguagem.  A obra traz um instigante dossiê sobre o corpo e a educação. Organizado pelo prof. dr. Danilo Di Manno de Almeida, docente-pesquisador do Mestrado em Educação da Metodista e intitulado: “Corpo e educação: culturas e práticas”, o dossiê aborda o corpo à luz de duas perspectivas: sua construção e sentido em diferentes culturas da América Latina e sua construção a partir de práticas pedagógicas específicas.

A revista aborda a educação ocidental em sua longa história e explica muitas das contradições e problemas vividos pelos nossos corpos. “Para ficarmos somente no grupo dos professores, vale lembrar que as pesquisas dos últimos anos mostram que se o trabalho tem sido um espaço de adoecimento para muitos profissionais, isto é ainda mais verdadeiro no grupo da profissão docente. Doenças de diversas naturezas têm tirado os docentes de seu trabalho direto com os alunos”, disse o diretor da Faculdade de Educação e Letras, prof. Elydio dos Santos Neto.

Para o prof. Elydio existe uma tendência, em sentido crescente, apontando que os professores têm sido corpos doentes, mais do que corpos docentes. “Esta situação faz que, forçosamente, nos perguntemos: O que estamos fazendo com nossos corpos? Como estamos sendo educados para cuidarmos de nossos corpos e dos corpos daqueles com os quais lidamos em nosso cotidiano?”, complementou.

Compreendendo este quadro contextual esta revista tem a importância de pensar estas e outras questões e traz um rico material com contribuições dos seguintes autores: do México, Norma Delia Duran, do Instituto de Investigaciones Sobre La Universidad y la Educación (Iisue) da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) e Sérgio López Ramos, também da Unam; da Venezuela, Álvaro B. Márquez-Fernández, da Universidad del Zulia; da Espanha, Alejandra Montané López, da Universidad de Barcelona; do Brasil, Danilo Di Manno de Almeida, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp); Laurinda Ramalho de Almeida, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Wesley Adriano M. Dourado, Ana Célia Araújo Silva, Carmen B. Lopes e Zilda Amélia Assis, todos da Umesp.

Ficha Técnica

Título: Corpo e Educação – cultura e práticas

Autores: Norma Delia Duran, Sérgio López Ramos, Álvaro B. Márquez Fernández, Alejandra Montané López, Danilo Di Manno de Almeida, Laurinda R. de Almeida, Wesley Adriano M. Dourado, Ana Célia Araújo Silva, Carmen B. Lopes, Zilda Amélia Assis, Carlos Albertos Gomes Ivanaldo Santos, Vera Lúcia Trevisan, Maria Alice Alves da Motta, Sônia da Cunha Urt, Maria Leila Alves, Miguel Escobar Guerrero.

Editora: Metodista

Preço: R$ 22,00

Páginas: 211

www.metodista.br/editora

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático