Atividades culturais movimentam o ‘Brasil de Todos Nós’
01/07/2008 10h49 - última modificação 01/07/2008 10h49
Alunos do Colégio Metodista, em São Bernardo do Campo, apresentaram trabalhos sobre a diversidade cultural, neste sábado, 28 de junho, no Campus Rudge Ramos da Universidade. A 5ª edição do evento ‘Brasil de Todos Nós’ trouxe o tema “Influências culturais: redescobrindo os passos do outro em mim”.
Os estudantes do 9ºA organizaram barracas sobre as culturas de outros países, que são presentes na vida dos brasileiros. “A atividade é muito boa. É um momento para os pais se integrarem e uma oportunidade para os alunos se desenvolverem. Eles aprendem a fazer brinquedos e a ter responsabilidade”, explica a bancária Januzia Capitelli, mãe do aluno Alfredo Capitelli.
“Jogos: herança da cultura japonesa” foi o tema de uma das exposições, que ocorreu na Praça Central do Campus. “Eu aprendi muito sobre a cultura do Japão. As crianças brincam de Otedama. São saquinhos coloridos feitos com pedaços de pano e enchidos com feijão e azuki. Elas também brincam de pião, origami e jan-ken-pon”, explica a aluna Lívia Orefice.
Os estudantes do 9ºC tiveram a tarefa de escolher alguns artistas e interpretá-los na peça ‘Personalidades que marcaram época’. “Interpretei a Elis Regina porque sou muito fã dela. No começo, fiquei nervosa porque não sabia se iria decorar a música, mas ocorreu tudo bem. Todos gostaram e eu fiquei muito feliz”, conta a aluna Esther Caroline.
A professora Flávia Moreno afirma que houve bastante dedicação no desenvolvimento do trabalho. “Eu fiquei um mês assistindo aos programas do Silvio Santos, falando em frente ao espelho e treinando com os meus amigos. Essa peça foi bem legal. Até senti frio na barriga”, diz o aluno Marco Antônio Fonseca.
Os 6º(s) e 7º(s) anos ainda apresentaram as ‘Influências Lítero-Musicais com a Vinda da Família Real ao Brasil’, com danças indígenas, espanholas e portuguesas. O 9ºB também desenvolveu um curta metragem sobre este tema. Já os 8º(s) anos apresentaram a ‘Evolução do Cinema, da TV, do Rádio e da Moda ao longo das décadas’.