Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Fevereiro / Professoras da Metodista participam de premiação de Olimpíada com ministros e presidente da República

Professoras da Metodista participam de premiação de Olimpíada com ministros e presidente da República

22/02/2008 19h05

As professoras Vânia Cristina Silva Rodrigues e Débora de Jesus Bezerra, que lecionam no Curso de Matemática da Universidade Metodista de São Paulo, estarão presentes na cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no dia 26 de fevereiro (terça-feira).

O evento será realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Fernando Haddad (Educação) e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia).

A premiação agraciará os 300 melhores alunos da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A competição, realizada no ano passado em parceria entre a Sociedade Brasileira de Matemática e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, envolveu mais de 17 milhões de participantes, em 38 mil escolas no país inteiro.

Além das medalhas de ouro, os estudantes serão agraciados com Bolsas de Estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). No total, serão distribuídos 3 mil bolsas – cada uma vale R$ 100,00 mensais por um ano para o beneficiado, que deverá estudar 16 horas por mês (fora aula), em um dos pólos de iniciação científica (a Metodista é um deles, inclusive).

Não apenas as crianças foram valorizadas com a disputa. Por causa da média de seus alunos, 127 professores receberam prêmios com cursos de capacitação. Escolas com bom desempenho ganharam livros de matemática e municípios que obtiveram bons resultados também ganharam troféus.

As professoras Vânia e Débora estarão presentes no evento porque fazem parte do corpo de 75 coordenadores que organizam as olimpíadas (cada um é responsável por uma pequena região).

Vânia, além de coordenar o curso de Matemática da Metodista, é também responsável pela área SP-08, que engloba a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista. Para a professora Débora, que cuida da área SP-04 (administradora as regiões de Sorocaba, Jundiaí e Atibaia), a competição é importante para a educação no país.

“O que a gente tem percebido com o projeto é que os alunos têm demonstrado maior interesse, a gostar mais das matérias. E os próprios professores e escolas têm incentivado-os a participarem. Isso contribui para o ensino de matemática no Brasil.”

As inscrições para a OBMEP de 2008 podem ser feitas até maio na escola em que os próprios candidatos freqüentam e têm provas marcadas para agosto (objetiva) e outubro (discursiva).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X