Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Dezembro / Conferência debate interface entre Comunicação e Religião

Conferência debate interface entre Comunicação e Religião

08/12/2008

08/12/2008 15h01 - última modificação 08/12/2008 15h01

Pesquisadores de Comunicação e Religião estão reunidos hoje no 3º Eclesiocom – Conferência de Comunicação Eclesial, trazendo os mais recentes estudos que contemplam a interface entre as duas áreas. “O pluralismo religioso no Brasil  após a chegada da família real em 1808, bem como a chegada do protestantismo e da imprensa  mostra-nos a relevância desta interface”, ressaltou   o prof. Dr. Eduardo Refkalefsky (UFRJ), um dos organizadores do evento, que traz estes fatos históricos como pano de fundo para os debates. A coordenadora científica, profa ms. Ana Claudia Braun Endo agradeceu a presença dos pesquisadores e organizadores. “Temos aqui um grupo seleto e representativo de pesquisadores em Comunicação e Religião”.

Abrindo o  3º Eclesiocom, o  prof. Marques de Melo, diretor da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação,  fez uma breve explanação sobre os meios de comunicação antes e depois da chegada da família real. “No Brasil os jesuítas desprezavam a imprensa, elegendo a música como principal meio de comunicação, visto que os índios e os negros eram alfabetizados”, explicou. O prof. Marques traçou ainda um panorama sobre a trajetória da divulgação da religião na imprensa que segundo ele, só se dava em ocasiões como batizados ou casamentos.  “Este contexto só mudou quando houve a separação entre Estado e Igreja, por conta do advento do protestantismo, que passou inclusive a disseminar a leitura da Bíblia, trazendo com este hábito a preocupação com a alfabetização”. 

Pela manhã, foram objetos de debate os seguintes temas: Comunicação Religiosa ( profa. dra. Magali Nascimento Cunha – Fateo/Metodista); Cobertura religiosa na mídia – a experiência da Superinteressante ( profa. Ms. Helvânia Aguiar – PUC-SP); Comunicação religiosa na Mídia ( prof.dr. Luiz Carlos Ramos – Fateo/Metodista) e Indústria Cultural Religiosa – prof. ms. Whaner Endo (W4 editora/ Portal Cristianismo Criativo).

 

O 3º Eclesiocom acontece até as 17h, com a presença  do conferencista Gérson Borges que falará sobre os 100 anos de Guimarães Rosa – Religiosidade e Cultura Brasileira”. Local: salão de leitura do edifício Gama - Campus Rudge Ramos.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X