Conferência debate interface entre Comunicação e Religião
08/12/2008 15h01 - última modificação 08/12/2008 15h01
Pesquisadores de Comunicação e Religião estão reunidos hoje no 3º Eclesiocom – Conferência de Comunicação Eclesial, trazendo os mais recentes estudos que contemplam a interface entre as duas áreas. “O pluralismo religioso no Brasil após a chegada da família real em 1808, bem como a chegada do protestantismo e da imprensa mostra-nos a relevância desta interface”, ressaltou o prof. Dr. Eduardo Refkalefsky (UFRJ), um dos organizadores do evento, que traz estes fatos históricos como pano de fundo para os debates. A coordenadora científica, profa ms. Ana Claudia Braun Endo agradeceu a presença dos pesquisadores e organizadores. “Temos aqui um grupo seleto e representativo de pesquisadores em Comunicação e Religião”.
Abrindo o 3º Eclesiocom, o prof. Marques de Melo, diretor da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação, fez uma breve explanação sobre os meios de comunicação antes e depois da chegada da família real. “No Brasil os jesuítas desprezavam a imprensa, elegendo a música como principal meio de comunicação, visto que os índios e os negros eram alfabetizados”, explicou. O prof. Marques traçou ainda um panorama sobre a trajetória da divulgação da religião na imprensa que segundo ele, só se dava em ocasiões como batizados ou casamentos. “Este contexto só mudou quando houve a separação entre Estado e Igreja, por conta do advento do protestantismo, que passou inclusive a disseminar a leitura da Bíblia, trazendo com este hábito a preocupação com a alfabetização”.
Pela manhã, foram objetos de debate os seguintes temas: Comunicação Religiosa ( profa. dra. Magali Nascimento Cunha – Fateo/Metodista); Cobertura religiosa na mídia – a experiência da Superinteressante ( profa. Ms. Helvânia Aguiar – PUC-SP); Comunicação religiosa na Mídia ( prof.dr. Luiz Carlos Ramos – Fateo/Metodista) e Indústria Cultural Religiosa – prof. ms. Whaner Endo (W4 editora/ Portal Cristianismo Criativo).
O 3º Eclesiocom acontece até as 17h, com a presença do conferencista Gérson Borges que falará sobre os 100 anos de Guimarães Rosa – Religiosidade e Cultura Brasileira”. Local: salão de leitura do edifício Gama - Campus Rudge Ramos.