Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Agosto / Moacir Gadotti ministra aula inaugural do Mestrado em Educação

Moacir Gadotti ministra aula inaugural do Mestrado em Educação

14/08/08

14/08/2008 21h50

O profº. dr. Moacir Gadotti, diretor geral do Instituto Paulo Freire, lecionou a Aula Inaugural do 2º semestre de 2008, do Mestrado em Educação, que trouxe o tema ”40 anos da Pedagogia do Oprimido”. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto, no Auditório do Campus Vergueiro da Metodista.

“Paulo Freire coloca o direito à educação libertadora como fundamental(...) Ele compara a teoria da ação revolucionária com a teoria ação opressora. Segundo ele, não há revolução sem subjetividade. Não há história sem sujeito”, explica Gadotti.

O diretor da Faculdade de Educação e Letras, profº. dr. Elydio dos Santos Neto, ressaltou a importância da presença de Gadotti. “Todos vocês conhecem o professor pela sua produção acadêmica, sabem que ele conviveu de perto com Paulo Freire, além de ser um estudioso da obra”, disse.

O livro “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, foi analisado pelo professor Gadotti, que utilizou o método dos comentários. Entre os assuntos abordados, destacou as idéias básicas do autor: educação como produção do conhecimento, recusa ao autoritarismo e educação como prática da liberdade.

No encontro, também foram lançados oficialmente o livro “Cadernos de Educação - Reflexões e Debates”, organizado pela profª drª. Norinês Bahia, e a 17ª edição da Revista Educação & Linguagem, com o tema “Corpo e Educação: culturas e práticas”, organizada pelo profº dr. Danilo Di Manno de  Almeida.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático