Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Agosto / Colóquio discute planejamento regional do ABC

Colóquio discute planejamento regional do ABC

14/08/2008

14/08/2008 18h48

O planejamento regional do ABC foi assunto de palestra realizada na Universidade Metodista de São Paulo, na tarde de ontem, 13/08, às 15h30. Este foi o primeiro de uma série de encontros que a Cátedra Gestão de Cidades realizará com o objetivo de debater o tema.

Este primeiro evento contou com a apresentação da dra. Regina Célia Reis, coordenadora de Planejamento e Gestão de Projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Ela expôs os motivos da atual situação do ABC e as soluções que o Consórcio Intermunicipal busca.

Segundo Regina, o processo de descentralização governamental e o aumento das responsabilidades municipais depois dos anos 80 geraram gastos extras aos municípios, fazendo com que estes cobrassem impostos mais altos de empresas, e estas se deslocassem em busca de incentivos fiscais. O resultado foi uma guerra fiscal entre as cidades.

“Por ser uma região industrial, o Grande ABC sofreu com esta mudança. O objetivo do colóquio intermunicipal é encontrar soluções para os problemas das sete cidades”, afirmou a coordenadora Regina Reis. De acordo com ela, buscar saídas como o fortalecimento do setor de serviços e petroquímico é uma forma do ABC não ser mais dependente dos interesses das indústrias.

Porém, para Regina, esta autogestão da região somente será estabelecida quando se conseguir unir desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Para isto, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC busca, por meio da sua Câmara, aprovar projetos junto com as entidades civis, para que assim estes possam trazer de fato resultados para a região.

GRAZIELA SIRTOLI

da Redação do Rudge Ramos Jornal

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático