Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / Outubro / Professor Marques de Melo lança livro em Fórum internacional

Professor Marques de Melo lança livro em Fórum internacional

10/10/2007 17h26 - última modificação 15/10/2007 11h15

O professor José Marques de Melo, professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, vai lançar no dia 14 de outubro, o livro “Entre el Saber y el Poder” durante a 17ª Feira do Internacional do Livro, realizado entre os dias 13 e 21 de outubro na cidade de Monterrey, no México. O professor foi o único brasileiro presente no evento durante esta semana e um dos dois convidados internacionais do evento – além de Ignacio Romanet, editor do jornal francês Le Monde Diplomatique.

“Entre el saber y el poder” tem o selo da UNESCO e integra a série de livros selecionados pela Comissão Mexicana de Cooperação com a UNESCO durante o Fórum Universal das Culturas 2007 – evento que ocorre no mesmo período da 17ª Feira Internacional do Livro –, inaugurado no dia  20 de setembro passado e que vai durar até o dia 8 de dezembro, também realizado em Monterrey.

O professor destaca a participação como reconhecimento de seu trabalho acadêmico. “Vejo a distinção que me concede a UNESCO por duas perspectivas: como reconhecimento do desempenho paradigmático da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação nos seus primeiros 10 anos e como legitimação internacional do meu trabalho de pesquisador acadêmico, procurando sistematizar toda a minha reflexão sobre o pensamento comunicacional latino-americano que estava dispersa em livros e revistas publicados nas Américas e na Espanha”.

Escrito para leitores ibero-americanos, a obra faz um retrospecto dos avanços e recuos do pensamento comunicacional na América Latina, discutindo também os desafios cruciais que a identidade cultural latino-americana enfrenta nesta conjuntura de globalização acelerada.

O Fórum Universal das Culturas é um evento, inaugurado em setembro, pela UNESCO,que se desenvolve até o final de novembro. Dentre os temas escolhidos para os "Dialogos de Altos Estudos" estão: Educação, Comunicação, Ciencia e Tecnologia, Paz e Espiritualidade. O evento é coordenado por José Carlos Lozano (que ja foi professor visitante da Metodista).

Além de lecionar no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, o professor Marques de Melo dirige a Cátedra UNESCO de Comunicação, também na Metodista. Ele também preside atualmente a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM - e a Rede Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia no Brasil.

Para saber mais sobre a 17ª Feira Mundial do Livro, entre no site http://fil.mty.itesm.mx/.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático