Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / Outubro / Morre o professor Antonio Gouvea Mendonça

Morre o professor Antonio Gouvea Mendonça

22/10/2007 15h04

Faleceu neste sábado (20 de outubro de 2007) e foi sepultado no dia seguinte, em Osasco, São Paulo, o Prof. Dr. Antonio Gouvea Mendonça, com 85 anos, vítima de câncer.

O Prof. Mendonça se tornou conhecido nos meios acadêmicos por seus estudos em Sociologia do Protestantismo e História Social, e também nos meios ecumênicos, dentro e fora do Brasil. Foi um dos iniciadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, no final dos anos 70, onde por mais de 20 anos foi professor. Ao lado dos professores Prócoro Velásques Filho, Jaci Maraschin, Etienne Higuet, Julio Santana, o professor Mendonça foi um dos pioneiros.

Após receber o título de "Professor Emérito" (2002) na Universidade Metodista de São Paulo, Mendonça foi trabalhar no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu mais conhecido livro "O celeste porvir: a inserção do Protestantismo no Brasil", teve duas edições esgotadas em português. A primeira edição foi lançada em 1984 pela Paulinas, a segunda pela Pendão Real - ASTE. Mendonça era ministro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, denominação da qual era membro desde a sua infância.

O seu falecimento deixa um vazio entre todos os que estudam cientificamente o fenômeno religioso no Brasil e se esforçam pelo convivío pacífico entre as religiões e diálogo inter-religioso.

A Universidade Metodista de São Paulo foi representada nas cerimônias de sepultamento pelo seu Reitor, prof. dr. Marcio Moraes e pelos professores da “Pós-Graduação em Ciências da Religião”: Archibal Woodruf, Geoval Jacinto da Silva, James Farris, Leonildo Silveira Campos, Ronaldo Satler Rosa e Sandra Duarte Souza. Representaram a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista os professores Helerson Bastos e o bispo Paulo Ayres.


* Texto escrito pelo professor Doutor Leonildo Silveira Campos.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X