Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / Outubro / Documentário relembra morte de missionária americana

Documentário relembra morte de missionária americana

29/10/2007 17h39

Hoje à noite (29/10), às 19h, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) apresenta o documentário “Nas Terras do Bem-Virá”, de Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri. A entrada é gratuita mas as vagas são limitadas.

O documentário fala do processo de ocupação da Amazônia com e sua repercussão na região. Temas como o trabalho escravo, o conflito agrário, a morte de sem-terras em Eldorado dos Carajás e o assassinato da missionária da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005 no Pará, são tratados no filme.

Após a exibição do trabalho, será feito um debate com a presença do diretor, pesquisadores e movimentos sociais. O evento acontece na mesma época em o que o Rayfran das Neves Sales, assassino da missionária católica, foi condenado a 27 anos de prisão novamente pela Justiça. Stang foi morta a tiros em fevereiro de 2005 e Rayfran negou que tivesse sido pago por fazendeiros para cometer o crime.

"Nas Terras do Bem-Virá", de Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri, foi lançado em março de 2007, recebeu menção honrosa no Festival "É Tudo Verdade" deste ano e tem participado de festivais em diversos países, como Alemanha, Chile, Colômbia, México e Portugal, entre outros.

Resultado de três anos de pesquisa, o documentário, de 110 minutos, traz depoimentos de trabalhadores, fazendeiros e ativistas de 29 cidades de cinco estados, do Norte e Nordeste.


Nas Terras do Bem-Virá
Rua da Reitoria, 160 - Cidade Universitária - São Paulo - SP – Brasil
Telefone: 3091-3039
Necessário confirmar presença pelo e-mail  bemvira@mnemocine.com.br
Entrada Franca: Vagas Limitadas

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático