Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / Outubro / Comércio Exterior têm oportunidade de conhecer o mercado e se aproximar de profissionais da área

Comércio Exterior têm oportunidade de conhecer o mercado e se aproximar de profissionais da área

A coordenação do curso de Comércio Exterior promove Seminários, Palestras e Workshops para os alunos do curso sobre temas de interesse para a sua formação intelectual e profissional. Os temas são desenvolvidos por profissionais com atuação no campo acadêmico e empresas, que aproveitam para trocar experiências com os participantes. Fique atento em breve divulgaremos o primeiro evento do ano de 2008.

07/03/2008 11h17

Serão realizados na Universidade Metodista de São Paulo, nos dias 27 de outubro e 10 de novembro (respectivamente), uma palestra e um workshop gratuitos voltado para os alunos do 1º Semestre do curso de Comércio Exterior.

“O grande objetivo é colocar o aluno em contato com as informações atuais sobre os assuntos do ramo. Para o estudante, isso é importante porque o faz saber mais sobre o que está estudando e a ter uma certeza maior do que quer. Outro objetivo também é a aproximação empresa-aluno e vice-versa, além de conhecer os profissionais da área  com conhecimento prático e acadêmico”, diz o coordenador do curso de Administração em Comércio Exterior da Metodista, João Almeida Santos.

A palestra que ocorre no dia 27 (sábado) das 10h às 12h, e será ministrada com o tema “Cenário do Comércio Internacional: Atividades de Operadores Logísticos” por Mauro Dias, diretor e sócio de uma empresa do setor de logística que atua no mercado internacional.

Já o workshop “Mercado de Capitais”, a ser realizado no dia 10 de novembro, tentar retratar, de maneira mais prática, os desafios que os alunos irão enfrentar no “mundo real” do Comércio Exterior.

“Os alunos farão uma simulação de taxa de câmbio, resultados de contrato de exportação e importação e a verificação da rentabilidade que ele pode obter em negociações através da moeda estrangeira em comparação com o Real”, explica Santos, docente nas disciplinas de Instrumentos de Decisão e Marketing, administrador e economista (para ler seus artigos, entre no site www.professoralmeida.pro.br).

Um dos assuntos a serem tratados tanto na palestra quanto oficina vai ser a atual Taxa de Câmbio do País, o que causa um impacto na balança comercial do Brasil e que é atualmente um dos destaques nos cadernos econômicos dos veículos de comunicação.

“Com a valorização do Real frente ao Dólar, há um fortalecimento das importações e há, em tese, um ‘enfraquecimento’ da exportação. Mas essa idéia (menor exportação) não é um conceito absoluto, pois a realidade tem mostrado outras possibilidades”, conclui o professor João Almeida.

Para mais informações sobre os eventos, entre em contato com os telefones 4366-5965 e 4366-5025. Aos interessados em participar e que não estiverem cursando o 1º semestre de Comércio Exterior, a autorização da presença também é gratuita, mas estará ligada à disponibilidade de vagas.


Palestra: Cenário do Comércio Internacional: Atividades de Operadores Logísticos
Data: 27/10 (sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório CAPA
Palestrante: Mauro Dias (Diretor e Sócio Proprietário da FIORDE LOGÍSTICA INTERNACIONAL do Grupo GEOLOGISTICS)

Workshop: Mercado de Capitais
Data: 10/11
Horário: 8h00 às 11h00
Local: Ômega 211
Palestrante: Domingos Raimundo Teixeira Gonçalves (Ex-diretor de Banco, contador, professor universitário)

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático