Alunos da FACOM visitam a Rede Globo no Rio de Janeiro
26/10/2007 17h33 - última modificação 29/10/2007 09h57
Na segunda semana do mês de outubro, o grupo de pesquisa “Estudos sobre o Processo de Adaptações para a Televisão”, coordenado pela professora Maria Aparecida Ruiz, da Faculdade de Comunicação Multimídia (FACOM), realizou uma visita à Central Globo de Produção (CGP), no Rio de Janeiro.
Formado por alunos do Curso de Rádio e TV, o grupo estuda a transposição da linguagem da literatura e do teatro na construção da linguagem televisiva. A Editora Metodista, que pertence à Universidade Metodista de São Paulo, já publicou pesquisas do grupo sobre o assunto e um dos exemplos disso é o livro Fusões.
Além da visita aos estúdios e à cidade cenográfica, os pesquisadores conversaram com Rodrigo Cebrian, diretor do programa “Caldeirão do Huck”. Cebrian ressaltou a importância do trabalho de pesquisa na realização de um programa para a TV e identificou a relevância da identidade brasileira na adaptação dos reality shows.
A visita contou também com a presença de alunos ligados à pesquisa “Teledramaturgia para o Público Adulto” na TV Cultura, coordenada pelos professores Sandra Reimão e Antonio de Andrade, além de alguns alunos do oitavo semestre do curso.
A professora Carla Pollake, responsável pelo programa “Recapitulando” – que trata da memória da teledramaturgia brasileira, veiculado na Rádio Metodista Online (www.metodista.br/radio) –, acompanhou o grupo. Neste mês, a Carla Pollake ainda fez parte do júri do Prêmio Vladimir Herzog.