Diretor de documentário sobre Conflito Agrário no Norte participa de debate
23/11/2007 08h29
O diretor Alexandre Rampazzo, responsável pelo documentário “Nas Terras do Bem-Virá”,vai debater o filme com estudantes do 3º Ano de Jornalismo na sexta-feira (23 de novembro), a partir das 19h30, no edifício Delta (sala 112), Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo.
O documentário fala do processo de ocupação da Amazônia com e sua repercussão na região. Temas como o trabalho escravo, o conflito agrário, a morte de sem-terras em Eldorado dos Carajás e o assassinato da missionária da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005 no Pará, são tratados no filme.
"Nas Terras do Bem-Virá", de Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri, foi lançado em março de 2007, recebeu menção honrosa no Festival "É Tudo Verdade" deste ano e tem participado de festivais em diversos países, como Alemanha, Chile, Colômbia, México e Portugal, entre outros.
O filme ganhou repercussão no mês de outubro, quando Rayfran das Neves Sales, assassino da missionária católica, foi condenado a 27 anos de prisão novamente pela Justiça. Stang foi morta a tiros em fevereiro de 2005 e Rayfran negou que tivesse sido pago por fazendeiros para cometer o crime.
Resultado de três anos de pesquisa, o documentário, de 110 minutos, traz depoimentos de trabalhadores, fazendeiros e ativistas de 29 cidades de cinco estados, do Norte e Nordeste.