Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / Novembro / Conferência discutiu relação entre Comunicação e Tecnologias Digitais na Metodista

Conferência discutiu relação entre Comunicação e Tecnologias Digitais na Metodista

21/11/2007 19h25 - última modificação 21/11/2007 19h30

Nesta quarta-feira (21 de novembro), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e a Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional realizaram a 1ª Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais. O evento foi realizado no Edifício Capa do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo e pôde ser acompanhada pela internet.

O evento reuniu palestrante de diversas áreas, inclusive os que não tratam de questões técnica, como Filosofia, Semiologia, Educação, Economia etc. O objetivo era refletir sobre as diferentes tendências no setor de tecnologias de informação e comunicação.

“A área de Comunicação está acordando para as Tecnologias Digitais. Organizamos esse evento para entender melhor essa integração. Isso mostra que a Metodista está se diferenciando nesse sentido, tendo um papel de liderança”, afirmou Sebastião Squirra, um dos coordenadores da Conferência e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Metodista.

“Uma Conferência como essa é muito importante porque a Tecnologia está presente de forma muito forte na nossa vida hoje. Muitas discussões, como o debate sobre da baixaria na televisão e a mudança causada pela TV Digital, tornam um encontro como esse relevante”, ressalta o professor João Epifânio Regis Lima, que dá aulas de Estética e Filosofia da Ciência na Metodista.

Entre os palestrantes do evento, além de estudiosos da própria Metodista, estavam presentes pesquisadores de várias outras entidades, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade de São Paulo (USP). Veículos de expressão, como a TV Cultura, e empresas foram representadas nas atividades.

“Nós estamos em uma época de grandes transformações e uma conferência desse tipo é importante para criarmos uma visão global e mais precisa sobre isso”, disse o palestrante João Zuffo, especialista na área de Ciências Tecnológicas (sistemas digitais, redes de comunicação de dados, projeto de circuitos integrados etc) pela USP.

Cristiano Oliveira, palestrante e diretor de tecnologia da Spring Wireless – empresa que atua no ramo de mobile business (sistemas que integram serviços de internet e telefonia móvel com foco em negócios) –, diz que essa integração pode mudar muitas coisas.

“O modelo tradicional no qual a Comunicação está estabelecida pode mudar muito com as novas tecnologias e precisamos ver isso como uma oportunidade e não como uma ameaça”.

“É importante trazer pensadores de outras áreas, porque se fecharmos nosso foco em apenas um foco podemos não perceber questões mais abrangentes”, conclui o ouvinte Flávio Archângelo, que é doutorando em Comunicação Social da Metodista e que está estudando sobre Rádio Digital.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático