Metodista lança Espaço Consciência Negra, no dia 19 de março
12/03/2007 16h26 - última modificação 15/03/2007 17h27
A Universidade Metodista de São Paulo, com a iniciativa do Núcleo de Artes, do Núcleo de Formação Cidadã e da Pastoral Universitária, promoverá, no dia 19 de março, o lançamento do “Espaço Consciência Negra”. O evento, que será realizado no auditório do Delta, das 11h às 12h, tem por objetivo promover ações que fomentem o diálogo e a reflexão sobre temas relacionados à população negra brasileira.
“O Espaço Consciência Negra será importante para promover não apenas a discussão das cotas ou políticas de ações afirmativas, que interessam à comunidade universitária, mas também ações que reflitam o significado e importância de ser negro/a no Brasil”, acredita Claudia Cesar coordenadora do Núcleo de Artes. Segundo Claudia, este primeiro encontro servirá como ponto de partida para traçar um cronograma de trabalho ao longo do ano.
O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. Após a abolição, os negros e negras foram abandonados à própria sorte, sem trabalho, condições de moradia, saúde e educação. Só hoje, no Brasil, entre os 1% mais ricos, 88% são brancos, enquanto os negros representam 77% dos 10% mais pobres. Somente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, são 5 milhões os negros abaixo da linha de pobreza.
Os dados revelam que história e o presente têm sido diferentes para negros e para brancos. Se há diferenças, essa população precisa ser tratada de maneira diferenciada para que lhe sejam garantidos direitos iguais, se assim não for, a injustiça será eternizada e as diferenças de acesso aos direitos nunca se acabarão.
Programação
- Intervenção Artística
- Núcleo de Artes
- Palestra com a Profª. Ms. Lucília Pinhero Lopes
- Tema: Guia UNESCO sobre a população afrodescentente nas Américas
Lançamento do Espaço Consciência Negra
Para mais informações: 4366-5598