Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / marco / Cenário político provoca Ciclo de debates sobre a América Latina

Cenário político provoca Ciclo de debates sobre a América Latina

23/03/2007 18h55 - última modificação 26/03/2007 19h49


O Núcleo de Formação Cidadã e a Cátedra Gestão de Cidades - da Universidade Metodista de São Paulo - promoverão o “Ciclo de debates sobre a América Latina”, com o objetivo de aglutinar pesquisadores e organizar grupos de estudos sobre o pensamento social, filosófico, cultural e educacional latino-americano. O Ciclo, que começa no dia 26 de março, às 17h, será realizado no campus Rudge Ramos, ed. Beta sala 120. O debate conta com a participação de professores da Faculdade de Filosofia e Ciência da Religião (FAFIR) e do Núcleo de Formação Cidadã e do coordenador Executivo da Cátedra Gestão de Cidades da Metodista. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas até o dia do evento (26/03).


O tema do evento é baseado na consideração do momento político internacional em que vive a América Latina, com a formação de uma bipolaridade, envolvendo as políticas nacionalistas de um lado, e as ofensivas neoliberais de outro, parece ser importante a reflexão sobre a história e as potencialidades da América Latina, bem como seus possíveis caminhos futuros.


“A própria recente visita do presidente dos Estados Unidos ao continente (o que não é uma prática comum, o presidente norte-americano sair do seu próprio país) demonstra a importância estratégica da região ao cenário das relações internacionais”, disse o prof. Daniel Pansarelli. Deste modo, o evento pode constituir-se como importante espaço de reflexão acadêmica, gerando contribuições para as discussões atualmente em curso na sociedade como um todo.


O Ciclo contará com os professores Suze Piza, doutoranda e mestre em Filosofia pela UNICAMP, que atuam no Núcleo de Formação Cidadã, Oswaldo de Oliveira mestre em Ciência da Religião, e também com o pesquisador, pós-graduado pela PUC/SP em Economia Social e Desenvolvimento da América Latina, e coordenador executivo da Cátedra de Gestão de Cidades, Anderson Rafael Barros. O Ciclo, que terá a sua continuidade no mês de abril, tem como público-alvo os alunos da Metodista, pesquisadores e o público em geral, que estão interessados no contexto sócio-econômico atual da América Latina e Caribe. Confira a programação:


26/03 às 17h00 – A ascensão dos governos de esquerda na América do Sul: uma nova esquerda? Profº Suze Piza

16/04 às 17h – Filosofia e Educação na América Latina. Profº Daniel Pansarelli.

23/04 às 17h – Estado de Bem Estar Social e América Latina. Profº Anderson Rafael Nascimento

30/04 às 17h – Movimentos populares na América Latina. Profº Oswaldo de Oliveira Santos Junior.


Serviço

Ciclo de debates sobre a América Latina no dia 26 de março de 2007

Horário: 17h

Local: Campus Rugde Ramos, Rua Alfeu Tavares n°149

Para mais informações e inscrições: 4366-5968 ou e-mail cidadania@metodista.br e site www.metodista.br/forumdecidades

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático