Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / Maio / Saúde mental é tema de palestras na Metodista

Saúde mental é tema de palestras na Metodista

16/05/2007 17h59

A Faculdade de Psicologia e Fonoaudiologia, da Universidade Metodista de São Paulo,  e o Conselho Regional de Psicologia – Sub Sede do ABC promovem neste sábado, 19 de maio, um encontro para discutir “A luta Antimanicomial”. O evento começará às 9h30 e contará com palestras, mesa-redonda e debate, além de uma sessão de autógrafos com a profa. dra. Margarida Calligaris Mamede, autora do livro Cartas e Retratos: uma clínica em direção à ética. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

 

A Luta Antimanicomial é assunto na pauta de psicólogos, psiquiatras e demais profissionais envolvidos na área de assistência às pessoas com transtornos mentais. O debate ao redor do tema diz respeito à prática da psiquiatria e a necessidade de inserir estes pacientes na sociedade, humanizando o tratamento ao invés de escondê-los em hospitais psiquiátricos ou manicômios (como eram denominados antigamente). Exemplos desta humanização podem ser encontrados em alguns hospitais, como a Rádio Tantan, criada no Hospital Psiquiátrico Anchieta, em Santos, e que contava com a participação dos próprios pacientes na programação.

 

Segue Programação do encontro:

 

9h30: Abertura

9h45:  Mesa Redonda

Coordenação: profa. dra. Maria Geralda Heleno Viana - Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo.

Histórico da Luta Antimanicomial e o papel do Conselho Regional de Psicologia

profa. Sueli Ferreira Schiavo –  Comissão Gestora da Sub Sede do ABC do Conselho Regional de Psicologia.

Cartas e Retratos: a experiência no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha

profa. dra. Margarida Calligaris Mamede - psicóloga, ms. e dra. pelo Instituto de Psicologia da USP, psicoterapeuta, ex-psicóloga da Colônia Feminina do Manicômio Judiciário de Franco da Rocha, profa. e supervisora da UNICSUL, membro do Laboratório de Estudos da Transicionalidade da PUC/SP.

Oficinas de Arte no tratamento de pacientes com transtornos mentais no NAPS de Santo André

profa. Débora Rico – pedagoga e arte educadora com especialização em autismo e psicose infantil pela APNA de Madri / Espanha. Coordenadora das oficinas de arte da rede de atenção psicossocial de Santo André.

10h30: Debate

10h45: Sessão de Autógrafos do livro Cartas e Retratos: uma clínica em direção á ética, da profa. dra. Margarida Calligaris Mamede, no hall do Auditório.

 

O encontro será no Auditório do Campus Planalto da Universidade Metodista de São Paulo. Mais informações, ligue: 4436–4000 (Conselho Regional de Psicologia – Sub Sede ABC) ou 4366-5354 (Curso de Psicologia da Metodista).

 

SERVIÇO

 

Data: 19 de abril

Horário: das 9h30 às 11h

Endereço: Auditório – Campus Planalto  – Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1000. Bairro Planalto - São Bernardo do Campo.

Investimento: Gratuito

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático