Projeto Vida apresenta Espetáculo aos jornalistas
11/06/2007 09h13 - última modificação 27/05/2009 09h21
O Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo convida os jornalistas para o espetáculo cultural. O Grupo Sentir apresenta O Sentir de dentro para fora... OU um olhar curioso de fora pra dentro... A apresentação será no dia 14 de junho no Campus Rudge Ramos da Universidade, às 20h15, e é representado por integrantes do Projeto Vida, que trabalha a inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade. Esta será a oportunidade para que os jornalistas conheçam o Projeto (veja release abaixo) que trabalha com pessoas portadoras de Síndrome de Down, cadeirantes e deficientes visuais. No evento, ambém haverá uma programação especial com presença do violeiro Victor Batista e um momento para interação entre o Grupo Sentir e o público.
Segue programação:
- 19h30 - Abertura: Pastoral Escolar e Universitária
- 19h40 - Violeiro - Victor Batista
- 20h - Fala do professor - Domingos Belasco Junior
- 20h10 - Fala da Professora - Rose Maria (Diretora do Grupo Sentir)
- 20h15 - Início do Espetáculo
- 21h05 - Roda de conversa - com o grupo Sentir
- 21h30 - Fala Final com a professora Rose Maria (Diretora do Grupo Sentir)
O espetáculo busca, por meio da dança, delinear os movimentos do sentir e do perceber pessoal, processos enraizados na vida cotidiana. A concepção do trabalho ficou a cargo da profa. e coordenadora do módulo de dança do Projeto Vida, Rose Maria, assim como a direção, que ela dividiu com Inês Dubreck. O elenco conta com mais de trinta artistas. Para mais informações, ligue (11) 8263-4936.
SERVIÇO
O Sentir de dentro para fora...
OU um olhar curioso de fora pra dentro...
Data: 14 de junho
Horário: 19h30
Local: Anexo Fi – Campus Rudge Ramos – Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.
Projeto Vida: inclusão social e desenvolvimento humano
Trabalhando pelas pessoas com deficiência,
o Projeto envolve alunos e comunidade
O Projeto Vida é um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Metodista de São Paulo com o objetivo de apoiar pessoas com diversos tipos de deficiências, fazendo com que haja integração por meio de atividades esportivas, culturais e artísticas. Foi criado em 2002, a partir de uma idéia de montagem de um time de basquete em cadeira de rodas, sendo credenciado, em 2004, como projeto de extensão da Universidade Metodista de São Paulo.
A Metodista disponibiliza seu espaço físico, propiciando aos alunos uma oportunidade de vivência, ainda que voluntária envolvendo acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Relações Públicas, Jornalismo, Nutrição. O Projeto Vida já atendeu mais de 200 pessoas com deficiência, predominantemente crianças, além de seus familiares nas várias atividades desenvolvidas como basquete em cadeira de rodas, capoeira, judô e futebol para deficientes mentais, música, teatro e dança para os alunos e familiares do projeto.
Segundo dados da organização Mundial de Saúde, a média de deficientes em relação à população mundial é de 10%. Já a média do Brasil é de 14,6%, assim distribuídas: 48,1% deficientes visuais; 22,9% deficientes múltiplos; 16,7% deficientes auditivos; 8,3% de deficientes mentais e 4,1% deficientes físicos. Censo 2000.
“O Projeto Vida foi criado para proporcionar inclusão social de crianças e adolescentes desenvolvendo o espírito de grupo e o companheirismo, ampliando as relações e os círculos de amizades, promovendo a saúde física e psíquica, e concretizando o processo de reabilitação sócio-cultural”, revela Domingos Belasco Júnior, coordenador do projeto.