Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / Agosto / Vídeos produzidos na Metodista concorrem a prêmio no Festival de Gramado (RS)

Vídeos produzidos na Metodista concorrem a prêmio no Festival de Gramado (RS)

08/08/2007 10h55

O vídeo “Nutrição Infantil para o povo Xavante” realizado por índios Xavantes em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo está concorrendo na categoria Independente/Vídeo social no 15º Gramado Cine Vídeo, festival que acontece simultaneamente ao 35º Festival de Cinema de Gramado, de 10 a 18 de agosto. Sob a direção dos índios Xavantes Leandro Parinai´á e Jony Xavante, o vídeo mostra a trajetória e as conseqüências da alimentação do homem branco na terra indígena de Pimentel Barbosa, no Mato Grosso.

A parceria entre a ONG Nossa Tribo e a Metodista se iniciou em 2004 quando a fotógrafa Rosa Gauditano procurou a Faculdade de Comunicação Multimídia (FACOM) da Universidade para realizar a edição de um vídeo produzido pelos índios, chamado Darini. Mas a parceria não parou por aí. A relação entre a Universidade e a ONG Nossa Tribo prosperou e culminou na realização do vídeo “Nutrição Infantil para o povo Xavante”.

Para realizar este trabalho, a Universidade Metodista de São Paulo enviou o aluno do curso de Rádio e TV Leandro Miguel Arouca para ficar dez dias na aldeia da tribo Xavante com a finalidade de ensinar aos jovens Leandro Parinai´á e Jony Xavante a operação de uma câmera de vídeo. Com as imagens gravadas pelos próprios índios, a Agência de Comunicação Multimídia, contribuiu com a mão-de-obra e equipamentos para a edição e finalização do vídeo.

Reportagem

Outro trabalho envolvendo alunos da Metodista também concorre no Gramado Cine Vídeo deste ano. A matéria intitulada “Lares Clandestinos” concorre na categoria Reportagem. Neste trabalho, dirigido por Guilherme Testa, o tema abordado é a problemática dos espaços ocupados clandestinamente na cidade de São Paulo e que ocupam cerca de 15% do território total do município com o assentamento de 2,5 milhões de pessoas.

Para conferir a programação completa do festival e a lista dos demais concorrentes, acesse a página www.gramadocinevideo.com.br.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X