Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 10 / “Se dê Conta” alerta sobre transtornos alimentares, como a anorexia

“Se dê Conta” alerta sobre transtornos alimentares, como a anorexia

21/11/2006 08h01 - última modificação 21/11/2006 08h28

“O Se dê Conta” é um projeto permanente de Conscientização” , fruto da Semana de Conscientização sobre transtornos Alimentares, que acontece em vários países e nos estados brasileiros de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Diante da polêmica sobre a morte da modelo Ana Carolina o movimento escreveu uma carta à imprensa com a opinião de profissionais que atuam na área de tratamento e prevenção de Transtornos Alimentares:“Discutiu-se muito nos últimos dias quantas modelos sofreriam de Transtornos Alimentares. De fato esse é um ambiente onde a magreza é super valorizada, o que a torna uma condição imprescindível para o sucesso na profissão.

Há uma distorção na forma como o corpo da modelo é percebido pela sociedade. O corpo normal é visto como gordo e o corpo magérrimo é visto como normal e ideal. Em vez de focar nessa questão a mídia tem afirmado que poucas modelos possuem transtornos alimentares e que a maioria delas é naturalmente magra e não apresenta nenhum problema.

A questão é outra: modelo é “modelo”. Modelo significa servir de exemplo. Servir de exemplo de beleza, de corpo e de sucesso. Se a maioria das modelos tem a “sorte” de ser naturalmente magra, a maioria das mulheres sofre fisicamente e psicologicamente para alcançar esses modelos de corpos ideais e inatingíveis.

Neste momento em que o assunto está tão em pauta, ao invés de discutir se as modelos são ou não naturalmente magras, não seria a ocasião ideal para questionarmos porque nossa sociedade escolhe a magreza extrema como modelo ideal de beleza?

A morte de Ana Carolina evidenciou esta terrível doença com muitas matérias, depoimentos e entrevistas. Sim, é preciso alertar pais, educadores e sociedade sobre o problema dos Transtornos Alimentares.

É preciso também pensar em estratégias de prevenção, e já há iniciativas em nosso meio, conheçam nosso trabalho em: http://www.sedeconta.blogspot.com"

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X