Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 09 / Eleições em Pauta

Eleições em Pauta

Debates e encontros políticos colocam candidatos e alunos frente a frente

27/09/2006 20h30 - última modificação 28/09/2006 12h07

Mídia e Eleições, na Metoditsa: debate essencial à reflexão



Os recentes escândalos na política brasileira acabaram por demandar uma maior consciência e responsabilidade com relação ao voto. Até quem nunca deu muita importância e peso a sua decisão nas urnas, hoje passou a reconsiderar e analisar de perto os candidatos a representantes do nosso País. Compromissada com a cidadania, a Metodista realizou vários eventos com a participação dos alunos, com objetivo de oferecer informação e reflexão. “Considere se o candidato é uma pessoa arrogante ou não, se escuta, trabalha em equipe, se é capaz de ‘abraçar’ a vida política não como trampolim de exaltação do seu ego, mas como meio de serviço, principalmente, aos mais necessitados, aos mais carentes”, recomendou o escritor e jornalista Frei Betto, que falou sobre Poder e Ética para 650 estudantes, na Metodista, no início de setembro.

Poder & Ética

A palestra Poder e Ética integrou uma série de eventos realizados pela Metodista, incentivando o posicionamento crítico dos seus alunos. “Como cidadãos, devemos ter clareza sobre estas questões”, declarou o rev. Luis Eduardo Prates, da Pastoral Universitária, co-organizadora dos eventos que trataram sobre Eleições e Cidadania. Para Frei Betto, poder e ética não são excludentes. “Há uma estrutura de poder, hoje, que é antiética e o grande desafio não é só insistirmos no comportamento ético dos políticos, mas na escolha de pessoas éticas”.

Encontros Políticos

Educação e Segurança, dois outros temas pertinentes às propostas eleitorais, foram pauta do 1º Encontro Político, que teve a participação de Mauro Luis Iasi – PSOL (candidato a vice- governador de Plínio de Arruda Sampaio) e professor da Faculdade de Direito da Metodista, e Celso Martins Souza – PC do B (candidato a deputado estadual). O evento promovido pelo Núcleo de Formação Cidadã e a Faculdade de Direito da Metodista teve a participação de alunos das disciplinas eletivas. “Prestar atenção ao que os políticos fazem é mais importante do que simplesmente analisar seu discurso”, sugeriu Elen Cristina Albuquerque, aluna de Administração, que participou do debate.

No encontro político, os alunos da Metodista ouviram sobre a ideologia e as principais propostas de cada um. Para Celso Martins Souza (PC do B), investir na infra-estrutura e qualidade no ensino da escola pública é essencial. O encontro teve uma segunda edição, em que os candidatos a Deputado Federal, Edgard Fernandes (PSTU) e Vinícius Guerrero (PSOL), também aluno da Metodista, falaram sobre problemas e propostas para o sistema educacional brasileiro. A Faculdade de Educação e Letras também promoveu um debate sobre a educação, com a participação de Edinho Montemor (PSDB) e Vicentinho (PT), que expuseram suas propostas.

Comunidade Universitária na Política

A comunidade universitária também apresenta seus candidatos às eleições 2006. Professores e alunos se posicionam com idéias e propostas para o campo político. Segundo Mauro Luis Iasi (PSOL), professor de Direito da Metodista e candidato a vice-governador, os programas de governo não têm atacado a raiz dos problemas. “È necessária uma reforma política ampla, para que possamos atender as demandas sociais”, ressaltou o candidato. Vinícius Guerrero, aluno de Jornalismo da Metodista, candidato a deputado estadual pelo PSOL, também propõe reformas educacionais. Ainda pleiteando a representatividade na vida pública como deputados estaduais, estão os professores Gustavo Alvim (PV), reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Edgard Nóbrega (PT), da Faculdade de Ciências Administrativas da Metodista.

Política na era digital

O Politicom, colóquio que abordará a propaganda política em várias mídias, inclusive na Internet, promete esquentar a discussão. Evento integrante do UNESCOM – Congresso Multidisciplinar de Comunicação abordará a evolução do conceito do marketing político na Internet sob a visão dos partidos, dos candidatos, dos provedores e dos webdesigners, bem como apresentar estudos de casos internacionais.

Adolpho Queiroz, professor da Metodista e especialista em Comunicação Política será o coordenador científico.“Os profissionais de comunicação, publicitários, jornalistas e marketeiros são essenciais no processo político, uma vez que disponibilizam informações a respeito dos candidatos à população”, reiterou Queiroz. O Politicom acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro, configurando mais uma oportunidade para professores, pesquisadores e alunos debaterem e refletirem sobre o assunto e seus aspectos decorrentes.

Mídia & Eleições

Outros eventos foram realizados na Metodista, como o “Mídia e Eleições”, promovido pela Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas. “A democracia no País é nova, por isso há muito a percorrer na consolidação de uma estrutura política desejável”, disse Fernando Rodrigues, colunista da Folha de São Paulo. Sobre a cobertura da imprensa comentou: “A notícia também segue a hierarquia do poder, por isso quem está no topo é mencionado com mais freqüência”. Para Rodrigues, consolidada a reforma política, atualmente em curso, o número de partidos diminuirá, facilitando a avaliação do eleitor.

O Encontro, que contou com a participação de jornalistas da grande imprensa, como Ricardo Kotscho, Paulo Vinícius Coelho, entre outros, reiterou a preocupação da Metodista em consolidar o voto como exercício de cidadania, um dos mecanismos de interferência da sociedade civil no poder público.

Expediente: DICOM/Gerência de Comunicação


Confira alguns sites interessantes relacionados às eleições:

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático