Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 08 / Metodista é anfitriã da 11ª Jornada de Medicina Laboratorial do ABC

Metodista é anfitriã da 11ª Jornada de Medicina Laboratorial do ABC

14/08/2006 15h47 - última modificação 31/08/2006 15h49

11ª Jornada de Medicina Laboratorial do ABC

A 11ª Jornada de Medicina Laboratorial do ABC teve início no dia 12 de agosto, no campus Planalto da Metodista. O objetivo do encontro foi promover formação, capacitação e atualização em patologia clínica, área da saúde voltada ao estudo e interpretação de testes laboratoriais, para o público da região. A Jornada se estendeu até o dia 13 e foi organizada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica com apoio da Metodista e da Associação Paulista de Medicina - Regional de São Bernardo do Campo e Diadema.

As atividades foram divididas em palestras e cursos que abordaram assuntos variados dos estudos médicos, como microbiologia e parasitologia. “As palestras servem mais para atualização, e os cursos acabam capacitando um pouco mais, dando uma formação específica mais detalhada”, explicou Rogério Gentil Bellot, coordenador do curso de Biomedicina.

Esta foi a terceira vez que a Metodista sediou o evento. De acordo com o professor Bellot, cerca de 150 alunos eram esperados. “É um momento importante para o próprio aluno se atualizar, com a facilidade de aproveitar esses cursos e palestras na própria instituição”, opinou.

Além dos universitários do curso de Biomedicina, alunos de nível médio, profissionais da área laboratorial, farmacêuticos, biomédicos e médicos da região também acompanharam a abertura do encontro. “A melhor ferramenta para enfrentar um mercado de trabalho dinâmico como o atual é o conhecimento”, disse o Dr. Carlos Alberto Ballarati, diretor científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, que esteve presente no primeiro dia da Jornada.

A expectativa dos alunos com relação ao aprendizado fora da sala de aula era grande e o auditório estava cheio durante a abertura e a primeira apresentação. “Estou interessada em patologia, então acho que vai ser legal. Senão nós ficamos muito focados só dentro da faculdade”, contou Ana Cláudia Machado, do 4º Semestre de Biomedicina.

A primeira palestra da 11ª Jornada de Medicina Laboratorial do ABC foi ministrada por Lílian Piñero Marcolin Eça, doutora em Biologia Molecular e reconhecida por suas pesquisas com células tronco adultas. O tema foi “Células tronco – Verdadeiras perspectivas”. “Sempre fui favorável que os profissionais, por mais que tenham títulos, não podem se esquecer dos estudantes, que são a semente para formar os profissionais que vão realmente mudar a qualidade de vida dos pacientes”, falou.

Texto: Michel Vita

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X