Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 07 / Projeto Piauí supera expectativas

Projeto Piauí supera expectativas

27/07/2006 20h34

Após duas semanas de viagem, a equipe de estudantes da Metodista volta satisfeita para casa pela missão cumprida. Durante os nove dias de atendimento na comunidade de Santana, cerca de 1.700 pessoas receberam acompanhamento de psicólogos, biomédicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas e médicos da Faculdade de Medicina ABC.

Enquanto a população das 27 comunidades passava pelas consultas, o grupo de veterinária e biologia realizava os projetos pré-elaborados com professores da área. As veterinárias visitavam propriedades para vermifugar e fazer a contagem dos animais além de atender aos doentes. Já os biólogos implantaram uma horta comunitária com plantação de vegetais, frutas e legumes diferentes dos que já existem lá. Os moradores de Santana ganharam do Colégio Emilie de Villeneuve uma padaria com equipamentos de ponta. Antes mesmo de irmos embora já havíamos experimentado pães doces, salgados e o bolo de fubá da “Padaria de Santana”. O colégio realizou ainda mais três ações; a construção de cisternas, a implantação da placa de captação de energia solar em uma casa onde não tinha luz e a oficina de artesanato, tudo para aproveitar as riquezas da região.

Durante a realização de todos esses projetos, as crianças aprendiam a brincar de pião, empinar pipa, jogar vôlei, basquete, e é claro, o futebol. Os professores aplicavam regras aos jogos para ajudar na disciplina da garotada. No fim do Projeto, muitas mães agradeceram o trabalho feito e disseram ter sentido grande melhora nas crianças “Meu filho me obedece mais. Agora ele sabe que eu brigo para o bem dele como é com qualquer pessoa. Toda mãe só quer o bem de um filho. Hoje ele me entende mais graças a vocês” afirmou Dona Francisca Santos, mãe de José dos Santos.

O segundo ano da parceria entre o Colégio Emilie de Villeneuve e a Universidade Metodista têm feito bem à todos envolvidos. “A gente volta outra pessoa de lá. Além de aprender muito da minha profissão, colocar em prática o que vejo em sala, ainda ganhei uma experiência enorme de vida. Fui para ensinar, mas com certeza nós aprendemos muito mais com eles do que eles com a gente” diz Vanessa Sansil, estudante de Veterinária. O Projeto Piauí 2006 acabou e deixou a certeza de que um pequeno gesto de solidariedade faz milagres!

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático