Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 07 / Comunidade do Piauí recebe atendimento integral à saúde

Comunidade do Piauí recebe atendimento integral à saúde

10/07/2006 13h24 - última modificação 27/09/2006 10h44

Dia 07 de Julho, quinto dia de viagem.

Hoje a escola de ensino primário de Santana foi transformada em um grande hospital para dar início aos atendimentos médicos. Logo no primeiro dia, mais de 75 pessoas foram consultadas. A procura por nossa equipe é tanta que os agentes da pastoral tiveram que dividir as 51 comunidades próximas em dias diferentes para que todos sejam bem atendidos.

As pessoas chegam aos montes em caminhonetes cedidas pela prefeitura local, fazem a ficha de cadastro e em menos de duas horas saem satisfeitas com as orientações sobre postura, higiene bucal, alimentação; também são coletados exames de sangue, fezes e urina . Os que precisam de remédios voltam para casa com, pelo menos, um frasco.

Além dos atendimentos na escola, alunos de vários cursos, da Metodista, realizam projetos paralelos. Os biólogos se ocupam com a horta comunitária; os psicólogos conversam com a população e fazem um trabalho de conscientização sobre o alcoolismo - muito comum na região; a equipe de veterinária vacina e cadastra os animais, além de tratar dos mais doentes..

Os alunos do Colégio Emilie de Villeneuve passaram o dia realizando atividades de recreação com as crianças; e para as mulheres, ofereceram cursos de artesanato utilizando matéria-prima local. Todos estão elogiando muito o projeto, dizem que é um "carinho grande" o que estamos oferecendo. Nos agradecem o dia inteiro por estamos aqui. Tiram fotos, convidam para um café, prosear então, nem se fala!

Já ganhamos muitos presentes - porcos, galinhas, bodes, o mais diferente foi o que ganhei do senhor Chiquinho, que fica na porta do Bar Wilson vendo o movimento da rua, que agora está intenso! Comentei como o céu daqui é bonito e ele me disse para escolher uma estrela: "Escolhe qualquer uma, filha! Eu não sou dono delas, mas vou rezar todos os dias para nosso dono guardar ela para você!". O ritmo é acelerado, porém, os "Srs. Chiquinhos e Chiquinhas" nos recompensam com palavras e gestos que fazem valer a pena cada minuto.

Marília Zanardo de Santana - PI.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X