Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 07 / ALER reuniu 593 trabalhos de 17 países

ALER reuniu 593 trabalhos de 17 países

07/07/2006 20h01 - última modificação 24/10/2006 14h15


Confira mais informações


O ALER, Congresso Latino- Americano sobre Religião e Etnicidade reuniu pesquisadores do mundo inteiro e discutiu, por meio de simpósios, entre os dias 3 a 7 de julho, no Campus Rudge Ramos, o tema “Mundos Religiosos: Identidades e Convergências”. Segundo o prof. dr. Leonildo Silveira Campos - presidente do Comitê Executivo da ALER 2006 e professor da Metodista - o evento abrigou um debate importante, na medida em que o fenômeno religioso é um dos principais elementos de empreendimento na construção de uma sociedade. “O mundo religioso, na verdade, configura uma rede de segurança à sociedade, por isso o simbolismo usado no Congresso foi uma corda”, explicou.

Cerca de 152 instituições de 17 países estiveram presentes com as suas pesquisas em Religião realizadas por sociólogos, antropólogos, psicólogos e historiadores. “O fenômeno religioso é múltiplo e plural e a ALER congrega esta diversidade que acontece no Brasil e nos países da América Latina”, enfatizou o prof. Paulo Barrera, secretário executivo nacional da ALER. Esta é a primeira que o congresso ALER é realizado no Brasil. “ A Universidade Metodista tem grande satisfação em promover este evento uma vez que o nosso curso de ciências da religião é uma referência em pesquisa”, disse Barrera.

As pesquisas inscritas contemplaram religiões ocidentais, orientais, índigenas e afro-brasileiras. A profa. dra. Silvia Marcos, do México, trouxe para a pauta do congresso a sua pesquisa sobre a relação entre o gêneros feminino e masculino e a religião. “ Trocamos muito conhecimento aqui, na ALER. Pudemos detectar grandes correntes, mudanças sociais, o que nos enriqueceu muito. Grandes trabalhos e publicações deverão gerados a partir deste encontro".

O prof. dr. Francisco Diez Velasco, da Espanha, abordou o futuro das religiões no mundo globalizado. “ A minha pesquisa versa sobre a multireligiosidade atual, os movimentos migratórios e as mudanças culturais e econômicas que influenciam a religiosidade”, revelou. Segundo Veslasco, o caráter interdisciplinar da ALER foi rico pela diversidade de focos apresentados.

A Universidade Metodista de São Paulo publicou uma coletânea com o resumo dos estudos do Congresso que deve ser disponibilizada em breve, na biblioteca da instituição.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático