ALER reuniu 593 trabalhos de 17 países
07/07/2006 17h01 - última modificação 24/10/2006 11h15
O ALER, Congresso Latino- Americano sobre Religião e Etnicidade reuniu pesquisadores do mundo inteiro e discutiu, por meio de simpósios, entre os dias 3 a 7 de julho, no Campus Rudge Ramos, o tema “Mundos Religiosos: Identidades e Convergências”. Segundo o prof. dr. Leonildo Silveira Campos - presidente do Comitê Executivo da ALER 2006 e professor da Metodista - o evento abrigou um debate importante, na medida em que o fenômeno religioso é um dos principais elementos de empreendimento na construção de uma sociedade. “O mundo religioso, na verdade, configura uma rede de segurança à sociedade, por isso o simbolismo usado no Congresso foi uma corda”, explicou.
Cerca de 152 instituições de 17 países estiveram presentes com as suas pesquisas em Religião realizadas por sociólogos, antropólogos, psicólogos e historiadores. “O fenômeno religioso é múltiplo e plural e a ALER congrega esta diversidade que acontece no Brasil e nos países da América Latina”, enfatizou o prof. Paulo Barrera, secretário executivo nacional da ALER. Esta é a primeira que o congresso ALER é realizado no Brasil. “ A Universidade Metodista tem grande satisfação em promover este evento uma vez que o nosso curso de ciências da religião é uma referência em pesquisa”, disse Barrera.
As pesquisas inscritas contemplaram religiões ocidentais, orientais, índigenas e afro-brasileiras. A profa. dra. Silvia Marcos, do México, trouxe para a pauta do congresso a sua pesquisa sobre a relação entre o gêneros feminino e masculino e a religião. “ Trocamos muito conhecimento aqui, na ALER. Pudemos detectar grandes correntes, mudanças sociais, o que nos enriqueceu muito. Grandes trabalhos e publicações deverão gerados a partir deste encontro".
O prof. dr. Francisco Diez Velasco, da Espanha, abordou o futuro das religiões no mundo globalizado. “ A minha pesquisa versa sobre a multireligiosidade atual, os movimentos migratórios e as mudanças culturais e econômicas que influenciam a religiosidade”, revelou. Segundo Veslasco, o caráter interdisciplinar da ALER foi rico pela diversidade de focos apresentados.
A Universidade Metodista de São Paulo publicou uma coletânea com o resumo dos estudos do Congresso que deve ser disponibilizada em breve, na biblioteca da instituição.