Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 06 / Encontro sobre ética na pesquisa reúne estudiosos de diversos países

Encontro sobre ética na pesquisa reúne estudiosos de diversos países

01/06/2006 20h38 - última modificação 09/10/2006 20h24

Começou hoje (01/06) e vai até sábado (03/06) o III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SIPEQ) e o V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir sediados, nesta edição, pela Universidade Metodista de São Paulo.

Durante a abertura oficial no Salão Nobre da Metodista, pesquisadores, cientistas, professores e entusiastas do conhecimento se reuniram para dar início aos debates e explanações sobre o tema “Ética na Pesquisa: Fenomenologia, Análise do Existir, Ciências, Educação, Ciências da Religião”.

O evento é promovido pelo grupo de pesquisas Fenomenologia e Pesquisa em Ciência da Universidade Metodista de São Paulo (FENPEC), Instituto de Ensino e Formação em Psicologia Existencial e Análise do Existir (SOBRAPHE) e Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ). A Pós-Graduação em Ciências da Religião e a Cátedra de Gestão de Cidades da Metodista apóiam.

Para o professor doutor Rui Josgrilberg, diretor da Faculdade de Teologia e coordenador do FENPEC/Metodista “esse tema está na agenda do mundo contemporâneo e a fenomenologia sempre dá uma contribuição muito forte com respeito à crítica da ciência excessivamente tecnológica e desumanizada”.

A professora e doutora italiana, Ângela Ales Bello, especialista em fenomenologia e ciências humanas sobre o entendimento da ética na pesquisa. “Não podemos nos apropriar de uma pesquisa sem mencionar sua autoria. É necessário haver uma honestidade intelectual na pesquisa e respeito recíproco entre os pesquisadores”, destacou.

Para a professora Dagmar Silva de Castro, membro FENPEC/ Metodista, o evento é um marco histórico para o grupo de pesquisas em fenomenologia, método que pode abrir novos horizontes na ciência. “A Metodista está muito feliz em poder sediar um evento que reitera seu compromisso social, que passa também pela qualidade das pesquisas”.

A Universidade Sagrado Coração (USC), de Bauru, também apoiou o evento. “Estamos alegres em participar dessa trajetória. Temos uma pesquisa sendo realizada pela ex-reitora e doutora em filosofia, a irmã Jacinta, sobre a grande filósofa Edith Stein, que desenvolveu profundamente o pensamento de Husserl, pai da fenomenologia”, revelou a professora irmã Maria Elvira Milani, reitora da USC.

Durante os três dias de evento, mais de 30 de trabalhos serão apresentados entre pesquisas e estudos de caso. Paralelamente acontecem outras 11 palestras e diversos pôsteres estarão em exposição, alguns com mesa de discussão.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático