O 14º Mix de Propaganda reuniu estudantes e profissionais do mercado
12/05/2006 12h04 - última modificação 29/09/2006 14h46
Aconteceu na Metodista, entre os dias 9 e 11 de maio, a 14º edição do Mix de Propaganda com participação de grandes ícones da publicidade e propaganda brasileira. O evento promoveu o encontro de profissionais da área que compartilham suas experiências de mercado com os estudantes.
Idealizado há 14 anos pelo diretor da Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo da Metodista, Paulo Rogério Tarsitano, o evento teve ampla receptividade não só de alunos de Publicidade e Propaganda, como também de Jornalismo, Rádio e TV e até educação física, por conta da palestra de marketing esportivo. “O Mix de Propaganda nasceu com a proposta de fomentar a aproximação mercado-escola e oferecer a oportunidade dos estudantes reciclarem seus conhecimentos”, destacou. A coordenação do Mix ficou com Juliana Harris e Márcio Guerreiro, professores de publicidade da Metodista.
A edição do ano passado abordou a ética na profissão, tema recorrente no cenário político brasileiro da época. “Neste ano ampliamos os assuntos voltados ao mercado e à prática da profissão e hoje o Mix de Propaganda se consagra como o maior evento da publicidade do Grande ABC”, revela Juliana Harris, professora e uma das coordenadoras do 14º Mix que teve patrocínio da Citroën e do Banco Real.
Workshops e Palestras
Os workshops aconteceram no período diurno com temas relacionados ao dia-a-dia da propaganda como “Agência de Publicidade na Prática”, “Comunicação Integrada”, “Ferramenta de Comunicação em Marketing Profissional", entre outros. Os workshops foram ministrados por profissionais conhecidos no mercado como Chico Audi (fotografia) e Luiz Lobo (vice- presidente de criação da Full Jazz). O workshop “Funcionalidade do Estande Promocional” ministrado no dia 09/05 pela Free Event, mostrou como a utilização do estande é essencial no trabalho de publicidade e marketing e como é sua operacionalização. “O estande é um investimento com retorno de médio e longo prazo, a vantagem é que você conquista o cliente pelo contato visual e pessoal”, revelou Eduardo Cardoso Afonso, da Free Event.
No mesmo dia, às 15h, a Salsanova, agência de comunicação e marketing apresentou o workshop Newsletter – Publicidade ou jornalismo? mostrando como uma Newsletter que apresenta técnicas jornalísticas em sua execução é uma ferramenta integrante no planejamento de publicidade. “A Newsletter é um produto da comunicação integrada, com características jornalísticas e de publicidade, que alimentam a relação entre empresa-cliente”, destacou Carolina Picanço, jornalista.
Evelyn Mancini e Carolina Picanço, jornalistas da Salsanova, apresentaram um case sobre o Vide Bula, informativo produzido pela empresa para os pacientes e funcionários do Hospital Brasil. Luís Carlos Burti apresentou o workshop mídia impressa e os sentidos do ser humano e Cláudio Silva, da Pancrom, ministrou Novas tecnologias na área de pré-impressão. O workshop “Pensamento Criativo” ministrado no dia 11/05 pelo vice-presidente de criação da Full Jazz, mostrou, para cerca de 70 alunos, a importância da área de planejamento em sinergia com a área de criação. “Precisamos fazer um produto para um público determinado, mas sempre com um diferencial dos demais concorrentes, para atender as nescessidades do cliente” afirmou Luis Lobo, Vice-Presidente de criação da Full Jazz, que já completou 26 anos de profissão. Ao todo, foram 24 workshops com temas diferenciados.
As palestras reservadas para a noite tiveram grande participação. Cerca de 600 alunos lotaram o Salão Nobre para ouvir Sr. Hagop, sócio-diretor da Yescom, que revelou aspectos importantes do marketing esportivo, sua importância e história. Zé Rodrix, músico e compositor, fez uma reflexão sobre a ética da atividade publicitária e o papel dos jovens profissionais. O publicitário Zé Rodrix foi convidado a integrar o corpo de professores eméritos da Universidade Metodista, convite aceito com muito orgulho e satisfação por ele. O ciclo de palestras da primeira noite encerrou com Pedro Navio, da empresa Red Bull, que falou sobre a trajetória da empresa e posicionamento de marca.
Na segunda noite os palestrantes foram Paulo Bonfá, apresentador do Rock Gol (MTV), Maurício Rollo Ribeiro, diretor comercial da HBO e Celso Piratininga ,da ADAG Publicidade.O último dia do 14º Mix de Propaganda contou com as palestras de Marcelo Orefice, do canal Rural, Fernão, da Embolex- Produtora de Vídeo e Mario Laffite, da Companhia Brasileira de Marketing.