Metodista oferece exames de saúde gratuitos à população
30/05/2006 15h25 - última modificação 31/08/2006 15h48
A Metodista participou, hoje (30/05), do Dia da Atividade Física e Saúde, promovido pela Prefeitura de São Paulo, no Complexo do Clube da Cidade, no Ibirapuera. Várias atividades como dança, aeróbica, e uma série de exames preventivos foram oferecidos.
Alunos da Faculdade de Biomedicina da Metodista participaram da ação aferindo a pressão arterial e coletando sangue para dosagem de colesterol e triglecérides. Até as 10h, já haviam passado pela “tenda” da Metodista cerca de 300 pessoas. “Viemos preparados para atender mil pessoas até as 14h. Estiveram presentes alunos do 1º semestre ao último ano do curso de Biomedicina”, explicou Nilton de Oliveira Silva, professor da Faculdade de Biomedicina da Metodista.
Os alunos do 1º semestre fizeram a triagem e os futuros formandos trabalharam na etapa da coleta. O professor alertou para a importância dos exames. “Eles previnem hipertensão, diabete, colesterol alto, e devem ser feitos de 6 em 6 meses, por homens com idade a partir dos 40 anos, e mulheres que entram na menopausa, além dos obesos e hipertensos”, orientou.
Maria Irene César, 54, moradora da região do Jabaquara faz os exames regularmente. “ Nunca é demais, né?”, perguntou sorridente. Ela faz ginástica no balneário do bairro e cuida regularmente de sua saúde. Segundo o estudante do 3 º ano, de Biomedicina, Leando Mota Peliçaro, algumas pessoas atendidas fizeram pela primeira vez o exame para triglicérides e colesterol. “Os exames serão enviados para cada um , pelo correio”, explicou.
Benedita Fuzita, 69 moradora de Guarulhos reconheceu a importância destes exames para preservar a saúde. “ Como tenho colesterol alto, acho importante o controle, além dos exercícios físicos regulares”, finalizou.