Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 05 / Fórum de Inclusão aborda a acessibilidade

Fórum de Inclusão aborda a acessibilidade

16/05/2006 20h20 - última modificação 16/05/2006 20h35

Nesta sexta-feira (19/05), a Metodista realizará um encontro do Fórum de Inclusão de Pessoas com Deficiências, que abordará o tema “Acessibilidade: a Metodista tem compromisso”.

O objetivo deste encontro é promover uma análise crítica do “Guia para Verificação de Acessibilidade nos Municípios do Grande ABC” para a elaboração de um guia interno que possa amparar as mudanças propostas pelos grupos de trabalho desenvolvidos na primeira fase do Fórum.

Em toda sua trajetória, a Metodista sempre se preocupou em cumprir seu papel social. Desde 2005, um tema muito importante fez com que a Universidade percebesse que precisava atuar com mais intensidade em uma área específica: a inclusão de pessoas com deficiência. Hoje, a Metodista mantém o Fórum Universitário de Inclusão de Pessoas com Deficiência e a Assessoria Pedagógica para a Inclusão da Pessoa com Deficiência “O Fórum procura trabalhar principalmente as questões atitudinais e culturais”, completou o atual coordenador do Fórum, rev. Luiz Eduardo Prates da Silva.

Criado no primeiro semestre de 2005, o Fórum influenciou positivamente as ações de outros setores. “O Fórum trouxe à tona esse tema com um pouco mais de força. Com isso, achamos melhor buscar uma assessoria que nos ajudasse com uma visão mais ampla”, falou o vice-reitor acadêmico, Clovis Pinto de Castro, que, por meio da Assessoria de Ensino, montou a Assessoria Pedagógica para a Inclusão da Pessoa com Deficiência. A caminhada pela inclusão andou a passos largos desde a criação da Assessoria. Com menos de um ano de implantação, ações como a contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para alunos surdos, a implantação do grupo interdisciplinar de apoio pedagógico à inclusão e a instalação de softwares especialmente desenvolvidos para cegos já facilitam a vida acadêmica dos deficientes físicos e sensoriais.

Data: 19 de maio de 2006
Horário: 14h às 17h30
Local: Auditório Capa
Universidade Metodista de São Paulo
Campus Rudge Ramos – São Bernardo do Campo

Mais informações:

Setor de Eventos Institucionais
Universidade Metodista de São Paulo
Tel.: (11) 4366-5577

Programação


14h - Abertura devocional
Pastoral Universitária
Palavra da Vice-Reitoria Acadêmica

14h20 - Apresentação artística
Projeto experimental de dança (NFC) em parceria com Projeto Vida. (orientação: Profa. Rose Maria de Souza)

14h30 - Apresentação do Guia de Acessibilidade
Luiz Soares da Cruz (vice-coordenador do Movimento Grande ABC para Todos)

15h - Painel:A acessibilidade no ambiente universitário
Glaucia Schneider Betts (Metodista)
Grázia Bottino (Universidade São Marcos)
Representante da Universidade Federal do ABC (a confirmar)

16h - Debate


17h - Encerramento


17h30 - Coffee

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático