Metodista lança novo Portal
26/04/2006 11h15
Na segunda-feira (17/04), a Universidade Metodista de São Paulo lançou o novo ‘Portal da Metodista’, que trará mudanças significativas para os usuários do site.
A modernização do site institucional da Universidade levou em conta as observações feitas nos últimos dois anos pela equipe de Web da Gerência de Comunicação - DICOM, que anotou sugestões e observações e analisou as necessidades dos usuários do Portal. Agora, com o novo sistema, espera aperfeiçoar os serviços, além de incluir novidades.
As mudanças principais envolvem agilidade na publicação das informações, layout mais moderno e estrutura capaz de suportar a crescente necessidade de visibilidade ao conhecimento gerado nas mais variadas áreas da Instituição, facilidade de uso (usabilidade) e melhor estruturação das informações (arquitetura da informação).
Para esse trabalho, a Metodista contratou a Simples Consultoria, empresa especializada em Usabilidade e Arquitetura da Informação, também especialista em uma ferramenta que auxilia no gerenciamento das informações em sites e portais, chamada Plone.
Investimento em tecnologia A Instituição também investiu em compra de servidores ainda mais potentes, capazes de suportar o máximo de acessos possíveis, e garantir alta disponibilidade e alta performance aos trabalhos desenvolvidos.
O processo de definição da nova ferramenta começou no início de 2004, com a avaliação de diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo feita em conjunto com especialistas da Diretoria de Tecnologia e Informação da Metodista, até a escolha do Plone no final do mesmo ano.
O levantamento teve sua conclusão com a apresentação da proposta ao Comitê Gestor de Tecnologia da Metodista, que aprovou o investimento.
O trabalho iniciou-se em julho de 2005, e agora, após 9 meses, a primeira fase foi concluída, que é a disponibilização da estrutura chamada de “principal”: a área mais institucional do Portal, onde estão informações mais gerais de interesse dos alunos, candidatos e público externo, como a Área do Aluno (que inclui informações do Departamento Financeiro, Bolsas e Secretaria Acadêmica), Vestibular, páginas dos cursos (graduação, especialização, extensão e livres), notícias e várias outras.
Conforme informou o webmaster Marcos B. Velasques, líder da equipe de Web da Metodista e responsável pelo processo, está prevista a criação de mais de 110 sites - cursos de graduação, programas de pós-graduação, faculdades, Portal de Publicações Científicas (com mais de 15 publicações), agências e clínicas e vários outros.
Próximos desafios
A próxima fase trará os sites específicos dos cursos de graduação, que além do conteúdo institucional, contará com a possibilidade de incluir notícias específicas dos cursos, além de serviços próprios e produtos feitos pelos alunos, garantindo maior visibilidade do conhecimento produzido na Instituição.
A terceira fase será a migração dos sites existentes (Stricto Sensu, Cátedras) para o sistema. Depois a criação dos sites das agências, clínicas e projetos de pesquisa e extensão, que ainda não possuem sites específicos.
A equipe de Web da Metodista é formada pelo webmaster Marcos B. Velasques, pelo webdesigner Thiago G. Tamosaukas e pelos estagiários Marco Aurélio Tibério de Carvalho e Moisés Aguiar Júnior.
Sobre o Plone O Plone, sistema de gerenciamento de conteúdo, é um software livre, isto é, pode ser utilizado gratuitamente e permite o conhecimento de seu código. Potente, é utilizado por várias empresas e instituições de destaque como Caixa Econômica, IDG Brasil, Governo Brasileiro (Brasil.gov), Serpro, University of Britol, Utah State University, Governo da Áustria, Igreja da Inglaterra (Anglicana), Ebay, Lufthansa, Nokia, e vários outros.
A adoção de um sistema de gerenciamento de conteúdo como o Plone traz muitos benefícios para instituições que publicam grande volume de informações. Entre eles, destaca-se a descentralização no processo de publicação de informações na Internet.
Isso significa que é possível que várias áreas publiquem informações no site (notícias de interesse da instituição e relativas às atividades que estão sendo desenvolvidas), sem se preocupar com layout ou design do site, que fica a cargo do Núcleo de Web.
Além disso, a ferramenta vai permitir que o usuário tenha acesso às informações de forma personalizada, sem falar que ela possibilitará maior interatividade com o público, como fóruns e comentários.
Outro recurso importante é o workflow, que torna possível o acompanhamento do ciclo de publicação de informações desde a entrada da informação no sistema até sua publicação na internet, com fases de aprovação.