Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 04 / 26 / Metodista lança novo Portal

Metodista lança novo Portal

26/04/2006 11h15

Na segunda-feira (17/04), a Universidade Metodista de São Paulo lançou o novo ‘Portal da Metodista’, que trará mudanças significativas para os usuários do site.

A modernização do site institucional da Universidade levou em conta as observações feitas nos últimos dois anos pela equipe de Web da Gerência de Comunicação - DICOM, que anotou sugestões e observações e analisou as necessidades dos usuários do Portal. Agora, com o novo sistema, espera aperfeiçoar os serviços, além de incluir novidades.

As mudanças principais envolvem agilidade na publicação das informações, layout mais moderno e estrutura capaz de suportar a crescente necessidade de visibilidade ao conhecimento gerado nas mais variadas áreas da Instituição, facilidade de uso (usabilidade) e melhor estruturação das informações (arquitetura da informação).

Para esse trabalho, a Metodista contratou a Simples Consultoria, empresa especializada em Usabilidade e Arquitetura da Informação, também especialista em uma ferramenta que auxilia no gerenciamento das informações em sites e portais, chamada Plone.

Investimento em tecnologia A Instituição também investiu em compra de servidores ainda mais potentes, capazes de suportar o máximo de acessos possíveis, e garantir alta disponibilidade e alta performance aos trabalhos desenvolvidos.

O processo de definição da nova ferramenta começou no início de 2004, com a avaliação de diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo feita em conjunto com especialistas da Diretoria de Tecnologia e Informação da Metodista, até a escolha do Plone no final do mesmo ano.

O levantamento teve sua conclusão com a apresentação da proposta ao Comitê Gestor de Tecnologia da Metodista, que aprovou o investimento.

O trabalho iniciou-se em julho de 2005, e agora, após 9 meses, a primeira fase foi concluída, que é a disponibilização da estrutura chamada de “principal”: a área mais institucional do Portal, onde estão informações mais gerais de interesse dos alunos, candidatos e público externo, como a Área do Aluno (que inclui informações do Departamento Financeiro, Bolsas e Secretaria Acadêmica), Vestibular, páginas dos cursos (graduação, especialização, extensão e livres), notícias e várias outras.

Conforme informou o webmaster Marcos B. Velasques, líder da equipe de Web da Metodista e responsável pelo processo, está prevista a criação de mais de 110 sites - cursos de graduação, programas de pós-graduação, faculdades, Portal de Publicações Científicas (com mais de 15 publicações), agências e clínicas e vários outros.

Próximos desafios

A próxima fase trará os sites específicos dos cursos de graduação, que além do conteúdo institucional, contará com a possibilidade de incluir notícias específicas dos cursos, além de serviços próprios e produtos feitos pelos alunos, garantindo maior visibilidade do conhecimento produzido na Instituição.

A terceira fase será a migração dos sites existentes (Stricto Sensu, Cátedras) para o sistema. Depois a criação dos sites das agências, clínicas e projetos de pesquisa e extensão, que ainda não possuem sites específicos.

A equipe de Web da Metodista é formada pelo webmaster Marcos B. Velasques, pelo webdesigner Thiago G. Tamosaukas e pelos estagiários Marco Aurélio Tibério de Carvalho e Moisés Aguiar Júnior.

Sobre o Plone O Plone, sistema de gerenciamento de conteúdo, é um software livre, isto é, pode ser utilizado gratuitamente e permite o conhecimento de seu código. Potente, é utilizado por várias empresas e instituições de destaque como Caixa Econômica, IDG Brasil, Governo Brasileiro (Brasil.gov), Serpro, University of Britol, Utah State University, Governo da Áustria, Igreja da Inglaterra (Anglicana), Ebay, Lufthansa, Nokia, e vários outros.

A adoção de um sistema de gerenciamento de conteúdo como o Plone traz muitos benefícios para instituições que publicam grande volume de informações. Entre eles, destaca-se a descentralização no processo de publicação de informações na Internet.

Isso significa que é possível que várias áreas publiquem informações no site (notícias de interesse da instituição e relativas às atividades que estão sendo desenvolvidas), sem se preocupar com layout ou design do site, que fica a cargo do Núcleo de Web.

Além disso, a ferramenta vai permitir que o usuário tenha acesso às informações de forma personalizada, sem falar que ela possibilitará maior interatividade com o público, como fóruns e comentários.

Outro recurso importante é o workflow, que torna possível o acompanhamento do ciclo de publicação de informações desde a entrada da informação no sistema até sua publicação na internet, com fases de aprovação.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X