Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2005 / 11 / 22 / Metodista participa de Dia do Biomédico na Câmara dos Deputados

Metodista participa de Dia do Biomédico na Câmara dos Deputados

O coordenador do curso de Biomedicina da Metodista e delegado regional do Conselho de Biomedicina, Rogério Gentil Bellot, e mais três alunos do Centro Acadêmico de Biomedicina da Metodista participarão das comemorações do Dia do Biomédico.

22/11/2005 10h34 - última modificação 31/08/2006 18h47

O coordenador do curso de Biomedicina da Metodista e delegado regional do Conselho de Biomedicina, Rogério Gentil Bellot, e mais três alunos do Centro Acadêmico de Biomedicina da Metodista participarão das comemorações do Dia do Biomédico. Este ano, o objetivo é denunciar a discrtiminação que vêm sofrendo por parte do Ministério da Defesa e pedir apoio dos parlamentares no sentido de garantir presença nos concursos públicos para o preenchimento de vagas na área de saúde das Forças Armadas com a criação da carreira de oficial biomédico. Embora seja o biomédico legalmente habilitado para atuar em várias atividades devidamente elencadas da área de saúde, o Ministério da Defesa faz restrições à presença desse profissional em concursos. Os biomédicos aguardam a aprovação do Projeto de Lei nº 3.095/04, de autoria do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), que autoriza o Poder Executivo a criar a carreira de oficial biomédico no âmbito do Ministério da Defesa, para a abertura do mercado profissional. Além dos obstáculos encontrados no ambiente das Forças Armadas, os profissionais da Biomedicina também não são incluídos em vários concursos públicos da área de saúde nas esferas federal, estadual e municipal, ampliando a discriminação sofrida. Daí a necessidade de apoio por parte dos parlamentares. A Biomedicina - Existem no Brasil, hoje, cerca de 12 mil biomédicos, dos quais 8 mil no Estado de São Paulo. A regulamentação da profissão ocorreu no final da década de 70. E no final da década de 80 surgiram os Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina. A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. O biomédico é oficialmente reconhecido como profissional da área de saúde (Resolução n.º 287 de 8/10/98 do Conselho Nacional de Saúde, CNS).
Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático