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Heróis ajudam na formação cidadã dos adolescentes em projeto da Facel

Desde o dia 14 de março, cerca de 50 jovens de escolas públicas e particulares vêm à Metodista para ver seus super-heróis favoritos. Isso porquê a Faculdade de Educação e Letras iniciou o projeto de extensão “Assembléia de Heróis”, no qual dois grupos de adolescentes do Ensino Fundamental vão até o Campus Vergueiro para assistir a filmes com heróis e super-heróis e discutir temas propostos.

08/04/2005 09h31 - última modificação 10/03/2006 12h58

Desde o dia 14 de março, cerca de 50 jovens de escolas públicas e particulares vêm à Metodista para ver seus super-heróis favoritos. Isso porquê a Faculdade de Educação e Letras iniciou o projeto de extensão “Assembléia de Heróis”, no qual dois grupos de adolescentes do Ensino Fundamental vão até o Campus Vergueiro para assistir a filmes com heróis e super-heróis e discutir temas propostos.

A cada semana, os inscritos no projeto – voluntário e gratuito – assistem a um filme selecionado pela equipe e realizam dinâmicas de discussão a partir das idéias extraídas da história, que pretendem estabelecer uma associação direta com o contexto dos jovens. Essas atividades seguem a linha de Assembléia de Classe, que é uma técnica psicopedagógica elaborada pelo grupo de Josep Maria Puig da Universidade de Barcelona - Espanha, visando a reflexão e tomada de consciência moral.

O Projeto tem como objetivos básicos a complementação das atividades escolares, o desenvolvimento moral e a formação cidadã e apresenta os adolescentes como seres ativos e participativos nas questões políticas e culturais.

O Projeto coordenado por Denise D´Aurea-Tardeli, professora do curso de Pedagogia da FACEL, conta também com 11 estagiárias do curso de Pedagogia, que demonstraram interesse nos estudos sobre adolescência e educação de valores, além da possibilidade de atuação mais direta com a comunidade.

A utilização de filmes de cinema com como recurso para as atividades do projeto é o que diferencia a proposta, além de apresentar temáticas que não são trabalhadas freqüentemente no cotidiano escolar, tais como: direitos e deveres, virtudes morais, participação solidária na sociedade, diferenças e desigualdades e função social da escola.

“A escolha do tema do protagonismo – personificado nos personagens dos filmes selecionados - traduz a essência do projeto, que é garantir a possibilidade de informação e reflexão do jovem sobre sua identidade e o que ele representa socialmente. A necessidade da construção de um Projeto de Vida para o desenvolvimento de uma Personalidade Moral é de suma importância para o jovem e, portanto, criar um espaço de trocas e diálogo é fundamental, tanto das estagiárias quanto dos participantes”, observa a professora Denise Tardeli.

Os participantes, de ambos os sexos, fizeram suas inscrições na Escola Estadual “20 de Agosto” – que demonstrou grande empenho na divulgação – além da colaboração de alunos do curso de Pedagogia, que contribuíram na divulgação. A estrutura do projeto é por módulos com duração semestral cada um, utilizando os filmes sobre o contexto do herói que apresentam uma seqüência, como por exemplo, X-Men 1 e 2, Homem-Aranha 1 e 2, Shrek 1 e 2 etc., o que facilitará a identificação direta e a continuidade.

“Em trabalho de Educação de Valores, a única forma de “tocar” as crianças e os adolescentes é motivá-los a exporem suas idéias sobre a sociedade em geral, e, para tanto, os filmes escolhidos, apesar da temática de ficção e aventura, apresentam em sua essência a antiga luta do Bem e do Mal, além de valores considerados universais que buscam a felicidade e uma vida digna. Ao falar do filme, eles de fato estão refletindo sobre suas necessidades e aspirações e também desenvolvendo aprendizados significativos”, completa a responsável pelo projeto.

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