Heróis ajudam na formação cidadã dos adolescentes em projeto da Facel
08/04/2005 09h31 - última modificação 10/03/2006 12h58
Desde o dia 14 de março, cerca de 50 jovens de escolas públicas e particulares vêm à Metodista para ver seus super-heróis favoritos. Isso porquê a Faculdade de Educação e Letras iniciou o projeto de extensão Assembléia de Heróis, no qual dois grupos de adolescentes do Ensino Fundamental vão até o Campus Vergueiro para assistir a filmes com heróis e super-heróis e discutir temas propostos.
A cada semana, os inscritos no projeto voluntário e gratuito assistem a um filme selecionado pela equipe e realizam dinâmicas de discussão a partir das idéias extraídas da história, que pretendem estabelecer uma associação direta com o contexto dos jovens. Essas atividades seguem a linha de Assembléia de Classe, que é uma técnica psicopedagógica elaborada pelo grupo de Josep Maria Puig da Universidade de Barcelona - Espanha, visando a reflexão e tomada de consciência moral.
O Projeto tem como objetivos básicos a complementação das atividades escolares, o desenvolvimento moral e a formação cidadã e apresenta os adolescentes como seres ativos e participativos nas questões políticas e culturais.
O Projeto coordenado por Denise D´Aurea-Tardeli, professora do curso de Pedagogia da FACEL, conta também com 11 estagiárias do curso de Pedagogia, que demonstraram interesse nos estudos sobre adolescência e educação de valores, além da possibilidade de atuação mais direta com a comunidade.
A utilização de filmes de cinema com como recurso para as atividades do projeto é o que diferencia a proposta, além de apresentar temáticas que não são trabalhadas freqüentemente no cotidiano escolar, tais como: direitos e deveres, virtudes morais, participação solidária na sociedade, diferenças e desigualdades e função social da escola.
A escolha do tema do protagonismo personificado nos personagens dos filmes selecionados - traduz a essência do projeto, que é garantir a possibilidade de informação e reflexão do jovem sobre sua identidade e o que ele representa socialmente. A necessidade da construção de um Projeto de Vida para o desenvolvimento de uma Personalidade Moral é de suma importância para o jovem e, portanto, criar um espaço de trocas e diálogo é fundamental, tanto das estagiárias quanto dos participantes, observa a professora Denise Tardeli.
Os participantes, de ambos os sexos, fizeram suas inscrições na Escola Estadual 20 de Agosto que demonstrou grande empenho na divulgação além da colaboração de alunos do curso de Pedagogia, que contribuíram na divulgação. A estrutura do projeto é por módulos com duração semestral cada um, utilizando os filmes sobre o contexto do herói que apresentam uma seqüência, como por exemplo, X-Men 1 e 2, Homem-Aranha 1 e 2, Shrek 1 e 2 etc., o que facilitará a identificação direta e a continuidade.
Em trabalho de Educação de Valores, a única forma de tocar as crianças e os adolescentes é motivá-los a exporem suas idéias sobre a sociedade em geral, e, para tanto, os filmes escolhidos, apesar da temática de ficção e aventura, apresentam em sua essência a antiga luta do Bem e do Mal, além de valores considerados universais que buscam a felicidade e uma vida digna. Ao falar do filme, eles de fato estão refletindo sobre suas necessidades e aspirações e também desenvolvendo aprendizados significativos, completa a responsável pelo projeto.