Palestra sobre Radiodifusão Digital DRM na Metodista
03/06/2005 14h30 - última modificação 19/09/2006 17h22
A Faculdade de Comunicação Multimídia (FACOM) e o grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais (COMTEC), da Universidade Metodista de São Paulo, desenvolverão, no dia 17 de junho, uma palestra sobre a Radiodifusão Digital e experiências de recepção das estações internacionais DRM (Digital Radio Mondiale) com o técnico Marcus Ramos, às 19h30, no auditório do Edifício Capa, Campus Rudge Ramos.
O termo rádio digital é ainda associado pelos estudantes a rádio na internet. Os debates sobre digitalização também são majoritariamente formatados nos interesses relativos à televisão. Porém, no exterior, há empresas, governos e faculdades que investem na digitalização do rádio convencional, sem fios, do AM, FM, Ondas Tropicais e Curtas, uma tentativa inclusive de revitalização do meio argumenta Flávio Aurélio Braggion Archangelo, doutorando em Comunicação Social na Metodista e pesquisador do COMTEC, um dos fomentadores das atividades que englobam a construção de antenas pelos alunos de graduação em Mídias Digitais e testes de captação dos sinais de rádios internacionais que emitem digitalmente em fase experimental.
O coordenador do curso de Mídias Digitais, Eduardo Sales, considera importante esta inserção dos alunos em questões práticas e atuais, com o reconhecimento de outros ambientes produtivos como da eletrônica, um primeiro passo para o desenvolvimento de outros projetos correlatos. Os cursos de Graduação em Mídias Digitais e em Rádio e Televisão oferecem aulas com noções básicas dos sistemas de rádio digital nas disciplinas coordenadas pelo Prof. Eduardo Penterich.
Informações sobre o evento, visite www.comtec.pro.br.