Mulher: 1857 - 2005 - Avanço? Retrocesso? Estagnação?
15/03/2005 08h08 - última modificação 10/03/2006 12h58
Todos sabemos que o episódio que deu origem ao Dia Internacional da Mulher ocorreu no ano de 1857. De lá para cá, transcorreram 148 anos. O mundo assistiu ao fim do século XIX, viveu o século XX e adentrou o século XXI.
Se analisarmos a História, no que tange ao sexo feminino, neste período, vamos observar que em muitos países, setores e espaços houve avanços, conquistas, mudanças significativas, enquanto em outros a estagnação é visível e em outros, ainda podemos registrar retrocessos.
O que comemorar? O que ressaltar?
Neste momento, sinto que vale abordar os avanços alcançados em nosso país, pois falar sobre eles nos traz esperanças de um mundo melhor. Mundo que busca a igualdade de gênero, para mehorar a qualidade de vida e de relacionamentos. Como estamos em uma Instituição Educacional, gostaria de ressaltar as conquitsas da mulher na Educação.
A mulher está presente em todos os níveis de ensino no Brasil e constitui a maioria nos bancos escolares e nos quadros docentes das Instituições Educacionais. Na Graduação, a dominância é feminina e as mulheres detêm o maior número de bolsas dos cursos de mestrado e doutorado.
As Instituições Metodistas de Educação contibuem com este número crescente: basta dar uma olhada nos quadros docentes de nossas escolas.
Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, muitos jornais, sites na Internet e canais de televisão noticiaram a publicacação da "Trajetória da Mulher na Educação Brasileira", um trabalho do MEC lançado pela ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - SPM (esta secretaria, também, é uma conquista que deve ser ressaltada).
Segundo a ministra: "o estudo visa ampliar as possibilidades de análise sobre a trajetória da mulher na educação brasileira" e reúne diversos dados colhidos pelo INEP de 1996 a 2003.
Certamente outros estudos e outras obras relatam experiências e demonstram dados sobre esta verdade: em se tratando de Educação, nós, mulheres brasileiras avançamos em nossas conquistas e por isso podemos comemorar a data que para nós foi instituída.
Esther Lopes
Secretária
Conselho Diretor - IMS