Alunos de RTV promovem encontro histórico entre precursores da Bossa Nova
15/09/2004 09h44 - última modificação 10/03/2006 12h53
Na última segunda-feira (13 de setembro) um grupo de alunos do 8º semestre noturno do Curso de RTV da Facom (Beatriz Scmidt de Araújo, Carlos Albero G. Cavalcante, Juliana Aline Cacovichit, Marycy Alice L.Carvalho e Simone Gianetti de Oliveira Souza) realizou em São Paulo no bar All of Jazz a gravação do programa de rádio Isto é Bossa Nova, parte integrante do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
O evento propiciou o reencontro de dois dos maiores nomes do movimento musical Bossa Nova: Johnny Alf e Claudette Soares que não se apresentavam juntos há muitos anos. Johnny é considerado o precursor da Bossa Nova ao criar, no início da década de 1950, arranjos rítmicos inovadores que posteriormente seriam levados ao violão por João Gilberto. Claudette iniciou carreira de cantora no mesmo período no Rio de Janeiro e rapidamente transformou-se num dos maiores nomes do movimento, ao lado de Nara Leão e Wanda Sá. No início da década de 1960, transferiu-se para São Paulo onde Johnny permanecia deste 1955. Neste momento o movimento explode em São Paulo com o sucesso no roteiro de shows universitários.
Participaram do encontro diversos outros artistas da fase inicial da Bossa Nova, com destaque para o Maestro Júlio Medaglia, que elogiou o trabalho dos alunos por resgatar as origens do movimento e ouvindo aqueles que de fato estavam lá. Todos os participantes foram unânimes em denunciar o desleixo da mídia brasileira em relação à música de qualidade que acabou restrita e confinada a raras iniciativas isoladas. No exterior, a Bossa Nova continua sendo um dos ritmos mais executados e de ampla aceitação popular.
A gravação terminou com uma canja de Johnny e Claudette.
O programa será apresentado na Metodista em novembro, quando da conclusão dos diversos TCCs do Curso.
Um site sobre o projeto, desenvolvido pelo grupo pode ser acessado em:
http://issoebossanova.tribalcorp.com.br.